Ubatuba: bom pedaço de paraíso

Dona de algumas das praias mais lindas do Brasil, Ubatuba é um point do verão

Por: Reginaldo Pupo, especial para A Tribuna  -  12/12/21  -  14:38
Uma das regiões mais procuradas é o Litoral Norte de São Paulo
Uma das regiões mais procuradas é o Litoral Norte de São Paulo   Foto: Reprodução/Vanessa Vantie/TV Vanguarda

O verão está chegando e milhares de turistas irão às praias colocar o bronzeado em dia. Uma das regiões mais procuradas é o Litoral Norte de São Paulo, que possui, sem exageros, algumas das mais belas praias do País.


Algumas estão situadas em Ubatuba, a 282 km de Santos. São nada mais, nada menos, do que 102 praias ao longo da costa, sendo algumas localizadas em ilhas com cenários cinematográficos. Com sua privilegiada e exuberante mata atlântica como cenário principal, Ubatuba está no foco dos turistas que visitam a região o ano inteiro.


Para quem gosta de praias tranquilas, as situadas na parte norte, quase divisa com Paraty (RJ), são uma ótima pedida. A maioria está cercada pelo verde intenso do Parque Estadual da Serra do Mar. Muitas ainda preservam a cultura tradicional caiçara e até de quilombolas, presentes na praia da Caçandoca.


A praia de Picinguaba, por exemplo, tem pequena faixa de areia, onde há uma comunidade que ainda sobrevive da pesca. Bucólica, é um convite ao descanso, enquanto se observa o vaivém dos barquinhos de pesca que chegam com peixes fresquinhos, que logo serão degustados pelos turistas nos restaurantes locais de comida caseira.


É da praia de Picinguaba que saem alguns barcos que realizam passeios para algumas ilhas da cidade, entre elas a Ilha das Couves. Com seu mar calmo, é possível fazer mergulhos com snorkel e se deparar com peixinhos e tartarugas.


Para desfrutar de todos os atrativos naturais que a cidade oferece, diversas agências de turismo e receptivo promovem passeios de lancha para algumas das ilhas mais lindas do País, entre elas a do Prumirim e das Couves, proporcionando aos turistas experiências inesquecíveis.


Nada como descer do barco, molhar e afundar os pés na areia, deixando as energias negativas para trás e renovando as boas energias nesse lugar.


Aquário

A oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho está no Aquário de Ubatuba. Os visitantes passam por um rigoroso controle de acesso para que os protocolos sanitários sejam seguidos.


Entre seus atrativos estão 12 tanques de água salgada (entre eles um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80 mil litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos.


Entre os peixes da fauna nacional destacam-se coloridos cavalos-marinhos e moreias, o tubarão-lixa, além de garoupas, baiacus e outros peixes regionalmente conhecidos. Os exemplares exóticos são adquiridos de importadoras legalmente registradas junto ao Ibama, entre eles diversas e multicoloridas espécies típicas de recifes de corais, o peixe-leão, o tubarão-bambu do Pacífico.


Uma das grandes atrações é o Tanque de Contato, que permite o contato entre os visitantes e diversos exemplares de animais marinhos, como pepinos e estrelas-do-mar, ouriços, lagostas e outros, sempre com a orientação de monitor especializado.


O Pinguinário é uma atração do Aquário onde o visitante poderá ver de perto os curiosos e fascinantes pinguins-de-magalhães e alimentá-los de forma bastante interativa.


Projeto Tamar

Inaugurada em 1991, Ubatuba foi a primeira base instalada pelo Tamar em área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. É a única no Estado e uma das mais importantes, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte. O Museu do Tamar de Ubatuba recebe, em média, 100 mil pessoas por ano. Conta com uma completa infraestrutura de educação ambiental, informação, lazer, incluindo tanques e aquários, auditório com 30 lugares, espaço para exposições, loja e lanchonete. O Museu Caiçara é um espaço cultural que resgata e valoriza a rica cultura caiçara, e relembra os hábitos e costumes de uma época que faz parte da formação do povo brasileiro. Através de mais de 200 peças antigas, painéis explicativos, fotos e objetos que fizeram parte da história, o visitante tem a oportunidade de “viajar no tempo” e conhecer um pedacinho da cultura brasileira.

Ilha do Prumirim

O lugar é realmente paradisíaco e a areia dura proporciona até mesmo uma caminhada de uma ponta à outra. Diversos chapéus-de-sol, em uma pequena vila de pescadores, disponibilizam sombras para os dias de sol a pique. O verde-esmeralda da cor do mar salta aos olhos. A praia que circunda a ilha é calma, praticamente não tem ondas e é perfeita para crianças. A Náutika Tour (12 97402-0070) tem pacotes nos quais os turistas podem escolher os atrativos a serem visitados. O roteiro inclui, além da Ilha do Prumirim, paradas para contemplação, banho de mar e mergulho em Ilha dos Porcos, Ilha das Couves, Ilha Anchieta e Sete Fontes. O valor do passeio é de R$ 170,00 por pessoa.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter