Setor de serviços deve gerar mais de 600 mil empregos até o fim do ano no Brasil

O ministro de Turismo, Carlos Alberto Gomes, comentou sobre o assunto na abertura da 49ª Abav Expo

Por: Ágata Luz, enviada a Olinda (PE)  -  22/09/22  -  18:52
Atualizado em 23/09/22 - 11:48
Evento de abertura da feira, que tem quase 5 mil participantes: hotéis da Grande Recife estão 98% ocupados
Evento de abertura da feira, que tem quase 5 mil participantes: hotéis da Grande Recife estão 98% ocupados   Foto: Ágata Luz/AT

A geração de empregos do setor de serviços neste semestre deve ter um salto de mais de 60%, na comparação com igual período do ano passado, segundo afirmou ontem o ministro de Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, na abertura da 49ª Abav Expo, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento é organizado pela Associação Nacional de Agências de Viagens (Abav).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


No primeiro semestre, o setor de serviços, que inclui as atividades turísticas, já tinha registrado uma expansão de 42% na geração de empregos, em relação a igual período do ano passado, conforme o ministro.


“Mais de 670 mil empregos serão gerados (neste semestre) no setor de serviços e o turismo está entre eles”, disse Brito.


De acordo com ele, o faturamento do turismo entre janeiro e julho chegou a R$ 94 bilhões, representando 33% de crescimento em relação ao mesmo período de 2021. “Foram 45 milhões de embarques. Isso significa um crescimento de mais de 52% no setor da aviação”. Ele também citou o aumento de 41,7% do fluxo turístico e projeta números ainda maiores com a temporada de cruzeiros, que tem início no próximo mês.


No entanto, ele admite que o gargalo no setor é referente à capacitação da mão de obra. “Precisamos andar na velocidade do turismo, que está crescendo de forma muito rápida”, disse, lembrando ainda sobre o número de visitantes internacionais no Brasil.


“É inadmissível um país como o nosso passar décadas e décadas recebendo 6,5 milhões de turistas estrangeiros e mandando para o exterior 11 milhões de brasileiros. Mas a pandemia ensinou e mostrou que nós temos tudo o que eles procuram”, disse.


Hotéis em construção
Conforme ele, mais de 120 hotéis estão sendo construídos no Brasil no pós-pandemia, com perspectiva de mais empreendimentos no próximo ano.


Na abertura do evento, a presidente da Abav, Magda Nassar, garantiu que “o compromisso é gerar negócios (entre as empresas e profissionais do setor)” durante os três dias da feira, que conta com 29 mil metros quadrados e representantes de 20 estados e do turismo de Quênia.


Ao enfatizar os 400 dias de trabalho que antecederam a 49ª Abav Expo, ela comemorou a presença de mulheres no palco. “Somos iguais, balizados pela nossa inteligência. Nossa capacidade que nos leva aonde a gente quer chegar, não nosso sexo”.


Com 1,5 mil marcas expositoras, a 49ª Abav Expo registrou 10 mil pré-inscritos, oferecendo 155 estantes de segmentos diversos, como transporte aéreo e rodoviário, locadora de veículos, parques, hotéis, destinos nacionais e internacionais, entidades, entre outros negócios.


Mercado internacional
Além disso, a feira conta com 35 compradores dos Estados Unidos, América Latina e Europa, e realizará 75 palestras e painéis em seis salas diferentes para atividades simultâneas. Com ao menos 4,5 mil participantes de outras regiões do País, a Grande Recife chegou a 98% de ocupação de hotéis.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter