EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

11 de Dezembro de 2018

Sete pratos saborosos para experimentar ao redor do mundo

Além de conhecer os pontos turísticos dos locais, os visitantes podem aproveitar para degustar da gastronomia

Sem dúvida a gastronomia é um dos pontos mais marcantes de uma região e o preparo de cada prato pode remeter às tradições e à cultura de um determinado local.  Apesar de suas características peculiares e distintas, as iguarias ao redor do mundo são capazes de agradar diversos paladares, tornando-se conhecidas mundialmente.

A chef de cozinha e nutricionista Lisiane Miura explica que essa aceitação acontece devido a escolha dos alimentos que compõem a receita. “Diversas preparações saborosas do mundo todo levam ingredientes que conferem o umami, o quinto gosto básico do paladar humano”, explica a chef.

Tomates, queijos, milhos, carnes bovinas e suínas são alguns exemplos tradicionais de alimentos umami. “O gosto está presente em todas as culturas do mundo. Quando experimentamos um prato típico, percebemos o umami por meio do aumento da salivação e da permanência deste gosto por mais tempo na boca”, ressalta Lisiane.

Confira abaixo uma lista de sugestões com pratos típicos e viaje pelo mundo.

Brasil

Há umami em diversos pratos típicos do Brasil como a feijoada, o vatapá, o bobó de camarão, o acarajé, o baião de dois, o pato no tucupi, o empadão goiano e o churrasco, preparações tradicionais e que são preferência nacional. São tantas opções que fica difícil selecionar só uma.

Espanha

Experimentar a comida regional é uma parte essencial de qualquer viagem e uma deliciosa maneira de entrar em contato com uma nova cultura. Também conhecido como cozido espanhol, o Puchero é uma receita que utiliza alimentos ricos em umami em suas preparações. A mistura de carne suína e bovina é de dar água na boca!

Portugal

Ingrediente clássico da culinária portuguesa, o bacalhau foi descoberto no século XV. Hoje, o alimento é conhecido como fiel amigo dos portugueses, os maiores consumidores da bacalhoada tradicional, que conta com alimentos umami, como tomate, cebola, ovos, batatas e, claro, o próprio bacalhau.

Suíça

Originada na Suíça durante a Segunda Guerra Mundial, a fondue foi criada pelos camponeses produtores de leite e fabricantes de queijo, que utilizavam o resto dos produtos para preparar este prato simples, saboroso e quente, já que a região possui um inverno rigoroso.  Além de delicioso, o queijo é um ingrediente muito versátil e que proporciona o gosto umami.

Itália

Nos países da Europa, principalmente na Itália, queijos e molho de tomate, ricos em umami, fazem parte do hábito alimentar. É possível encontrar essa perfeita união em um prato de macarronada, que, além de muito saboroso, é uma excelente pedida para uma refeição tipicamente europeia.

Japão

O sushi, prato que combina peixe e arroz, surgiu na culinária japonesa pela necessidade de armazenamento de peixe cru. O arroz cozido auxilia na conservação dos peixes por mais dias, por conta da liberação do ácido acético e láctico. A iguaria, na forma que conhecemos hoje, nasceu nas mãos do cozinheiro Hanaya Yohei e, após sua popularização, sofreu alterações e ganhou o acréscimo da alga.

Estados Unidos

Hambúrguer: o queridinho de muitas nações surgiu, segundo a história mais tradicional, nos Estados Unidos. Mas, não foram os americanos que inventaram a combinação de pão com bife de carne moída, e sim os alemães, que chegavam do Porto de Hamburgo durante a segunda metade do século XIX. Além das carnes, que são utilizadas para preparar os hambúrgueres, os complementos, como queijo e tomate, também conferem o gosto umami.