Sete pratos saborosos para experimentar ao redor do mundo

Além de conhecer os pontos turísticos dos locais, os visitantes podem aproveitar para degustar da gastronomia

Por:  -  26/11/18  -  12:26
  Foto: Divulgação

Sem dúvida a gastronomia é um dos pontos mais marcantes de uma região e o preparo de cada prato pode remeter às tradições e à cultura de um determinado local. Apesar de suas características peculiares e distintas, as iguarias ao redor do mundo são capazes de agradar diversos paladares, tornando-se conhecidas mundialmente.


A chef de cozinha e nutricionista Lisiane Miura explica que essa aceitação acontece devido a escolha dos alimentos que compõem a receita. “Diversas preparações saborosas do mundo todo levam ingredientes que conferem o umami, o quinto gosto básico do paladar humano”, explica a chef.


Tomates, queijos, milhos, carnes bovinas e suínas são alguns exemplos tradicionais de alimentos umami. “O gosto está presente em todas as culturas do mundo. Quando experimentamos um prato típico, percebemos o umami por meio do aumento da salivação e da permanência deste gosto por mais tempo na boca”, ressalta Lisiane.


Confira abaixo uma lista de sugestões com pratos típicos e viaje pelo mundo.


Brasil


Há umami em diversos pratos típicos do Brasil como a feijoada, o vatapá, o bobó de camarão, o acarajé, o baião de dois, o pato no tucupi, o empadão goiano e o churrasco, preparações tradicionais e que são preferência nacional. São tantas opções que fica difícil selecionar só uma.


Espanha


Experimentar a comida regional é uma parte essencial de qualquer viagem e uma deliciosa maneira de entrar em contato com uma nova cultura. Também conhecido como cozido espanhol, o Puchero é uma receita que utiliza alimentos ricos em umami em suas preparações. A mistura de carne suína e bovina é de dar água na boca!


Portugal


Ingrediente clássico da culinária portuguesa, o bacalhau foi descoberto no século XV. Hoje, o alimento é conhecido como fiel amigo dos portugueses, os maiores consumidores da bacalhoada tradicional, que conta com alimentos umami, como tomate, cebola, ovos, batatas e, claro, o próprio bacalhau.


Suíça


Originada na Suíça durante a Segunda Guerra Mundial, a fondue foi criada pelos camponeses produtores de leite e fabricantes de queijo, que utilizavam o resto dos produtos para preparar este prato simples, saboroso e quente, já que a região possui um inverno rigoroso. Além de delicioso, o queijo é um ingrediente muito versátil e que proporciona o gosto umami.


Itália


Nos países da Europa, principalmente na Itália, queijos e molho de tomate, ricos em umami, fazem parte do hábito alimentar. É possível encontrar essa perfeita união em um prato de macarronada, que, além de muito saboroso, é uma excelente pedida para uma refeição tipicamente europeia.


Japão


O sushi, prato que combina peixe e arroz, surgiu na culinária japonesa pela necessidade de armazenamento de peixe cru. O arroz cozido auxilia na conservação dos peixes por mais dias, por conta da liberação do ácido acético e láctico. A iguaria, na forma que conhecemos hoje, nasceu nas mãos do cozinheiro Hanaya Yohei e, após sua popularização, sofreu alterações e ganhou o acréscimo da alga.


Estados Unidos


Hambúrguer: o queridinho de muitas nações surgiu, segundo a história mais tradicional, nos Estados Unidos. Mas, não foram os americanos que inventaram a combinação de pão com bife de carne moída, e sim os alemães, que chegavam do Porto de Hamburgo durante a segunda metade do século XIX. Além das carnes, que são utilizadas para preparar os hambúrgueres, os complementos, como queijo e tomate, também conferem o gosto umami.


Logo A Tribuna