Ilha dos Arvoredos: o paraíso começa a se abrir

Fundação Fernando Lee e Instituto Nova Maré abrem parcerias com empresas da região

Por: Redação  -  04/07/21  -  19:10
  Localizada a 1.600 metros da Praia de Pernambuco, em Guarujá, ilha é um verdadeiro laboratório a céu aberto, mas ainda pouco conhecida
Localizada a 1.600 metros da Praia de Pernambuco, em Guarujá, ilha é um verdadeiro laboratório a céu aberto, mas ainda pouco conhecida   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Começa a se tornar realidade um projeto que há anos vem sendo estudado: abrir a Ilha dos Arvoredos ao turismo responsável, para que as pessoas conheçam um projeto de sustentabilidade que foi pensado por um engenheiro visionário há mais de 60 anos. A Ilha dos Arvoredos é um laboratório de sustentabilidade a céu aberto, e foi concebida nas décadas de 50 e 60, quando o engenheiro mecânico Fernando Eduardo Lee, nascido em São Paulo, conseguiu da Marinha a concessão da ilha para desenvolver projetos ambientais. Ainda pouco conhecida do morador da região, ela pode ser vista a partir da Praia de Pernambuco, em Guarujá, e está a apenas 1.600 metros de distância da areia.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Antes de morrer, em 1984, Fernando Lee criou a Fundação Fernando Lee, que tinha por objetivo incrementar os trabalhos e pesquisas na ilha. Seu acesso é restrito a pesquisadores, mas há anos um projeto que dá continuidade ao trabalho de Lee, o Projeto Mundo Sustentável, vem sendo feito pelo Instituto Nova Maré (Inmar), com parceria técnica, acadêmica e científica da Unaerp-Guarujá. E é por meio desse projeto que um passo será dado agora no caminho da reabertura gradual da ilha, de forma ainda restrita e responsável.


Bruno Tacon, que preside o Instituto Nova Maré, explica que a ideia, neste primeiro momento, é abrir para a adesão de empresários da região interessados em apoiar o projeto com cotas mensais. A adesão dá aos seus membros o direito de conduzirem operações, aos finais de semana, de horários para visitas ecoturísticas monitoradas, utilizando a Ilha dos Arvoredos como um grande mecanismo de educação ambiental e transformação social. “Sempre recebemos pedidos para visitação à ilha, e isso pode acontecer a partir de agora, de forma restrita ainda e que nos ajude a conseguir recursos que garantam a continuidade do projeto”, diz Bruno.


Podem entrar como parceiros empresas da região que queiram oferecer a seus clientes essa experiência. As visitas terão, em média, duas horas de duração e serão monitoradas por profissionais treinados pelo instituto.


Natureza


A beleza da Ilha dos Arvoredos não está apenas na paisagem e na contemplação do oceano a partir de sua formação rochosa e sua vegetação. Nos anos em que esteve na ilha, Fernando Lee montou ali um verdadeiro ecossistema independente. Sobre uma laje de pedra de 36 mil metros quadrados, ele foi criando, ao longo dos anos, pesquisas em energias alternativas, soluções arquitetônicas para torná-la autossustentável em água potável, energia e alimento.


Levando para a ilha todo tipo de experimento que pudesse provar que era possível preservar recursos ambientais a partir de soluções de engenharia, química, física e arquitetura, Fernando Lee montou um sistema de captação de água da chuva que ainda hoje funciona e consegue armazenar até 2 milhões de litros de água. Além disso, implantou placas para geração de energia solar e imensas hélices para energia eólica (a partir do vento). Fez, ainda, uma piscina de água salgada para criação de peixes e camarão, um ecossistema perfeito que garante alimento de forma permanente.


O Projeto Mundo Sustentável é baseado na tese de doutorado da educadora Priscila Bonini Ribeiro, vice-reitora da universidade e pesquisadora na área de tecnologia ambiental. “Queremos oferece mais que uma simples visitação turística. Será a oportunidade das pessoas refletirem sobre mudança de comportamento em relação aos recursos naturais. A pandemia veio para fazer essa mudança e promover essa reflexão”, diz.


Visitação


Bruno Tacon explica que as visitas poderão ocorrer aos finais de semana, em horários a serem definidos.


As empresas interessadas podem acessar mais informações sobre o projeto nas redes sociais da Ilha dos Arvoredos: Facebook, Instagram. Contatos pelos e-mails fundacaofernandolee@fundacaofernandolee.org e contato@inmar.org.br.


Logo A Tribuna
Newsletter