Foz do Iguaçu: comece pelas cataratas, mas vá muito além

Cidade oferece diversas atrações, boa gastronomia e diversidades religiosas e culturais

Por: Maurício Nunes, especial para a A Tribuna  -  05/12/21  -  20:53
Ao redor do marco inicial e arrimo do turismo na cidade foi construída uma ótima estrutura
Ao redor do marco inicial e arrimo do turismo na cidade foi construída uma ótima estrutura   Foto: Divulgação/Prefeitura de Foz do Iguaçu

O Brasil, com sua exuberante natureza, é o único país que possui em seu território duas das Sete Novas Maravilhas da Natureza: a floresta Amazônica e as Cataratas do Iguaçu.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Deixemos então a Amazônia para uma próxima edição e vamos focar aqui nas famosas quedas d´água que já serviram de cenário para as franquias 007 e Indiana Jones, além de filmes como Pantera Negra e o excelente A Missão, com Robert De Niro.


Declarada na década de 80 como Patrimônio Mundial da Humanidade, as cataratas assemelham-se à uma ferradura alongada que se estende por quase 3 Km, praticamente o triplo das Cataratas do Niágara.


O Parque Nacional do Iguaçu permite que os visitantes sintam de perto a força e a beleza das águas, especialmente a famosa Garganta do Diabo.


Para se ter uma vista ainda mais extraordinária e somar uma dose extra de emoção ao passeio, é possível sobrevoa-las de helicóptero com a Helisul, primeira empresa brasileira de aviação civil a possuir a ISO 14000.


A floresta tropical do Iguaçu tem uma fauna riquíssima e preservada que acabou inspirando a criação do Parque das Aves, um santuário gigantesco e ao ar livre, que acolhe espécies endêmicas de aves brasileiras, bem como algumas de todo o mundo.


O ambiente, repleto de pássaros exóticos que sobrevoam a sua cabeça e dividem o mesmo espaço que você, garante uma experiência fascinante e invejáveis selfies.


Cultura


A tríplice fronteira Argentina, Paraguai e Brasil é representada pelo Marco das Três Fronteiras, um enorme espaço cultural e gastronômico, onde é possível testemunhar a confluência dos rios Iguaçu e Paraná e ainda assistir espetaculares shows ao ar livre encenados por artistas e bailarinos.


Foz também abriga a usina binacional de Itaipu, capaz de produzir 100 bilhões de quilowatts-hora, sendo hoje a segunda maior do mundo, mas a primeira em energia limpa e sustentável. É possível um tour pela usina com funcionários da empresa.


Mas muito além das Cataratas, Foz está se transformando num grande centro de turismo e lazer e um exemplo disso é o complexo Dreamland, onde há um museu de cera, o maior do País, com mais de 70 estátuas em tamanho real de personalidades como João Paulo II, Charlie Chaplin, Elvis, Mussum e personagens como Harry Potter, Coringa, Jack Sparrow, entre outros.


No complexo também situa-se o Vale dos Dinossauros, passeio que conta com 20 réplicas de animais pré-históricos que se movem e emitem som, e Maravilhas do Mundo, um museu interativo que proporciona uma viagem por alguns dos lugares mais famosos do planeta.


Para se refrescar do intenso calor da cidade, Dream Ice Bar é ideal, pois com temperatura interna a -15°C é possível beber drinks em copos de gelo ou descansar em bancos também congelados. Pra quem prefere curtir um drink com temperatura mais amena, o Dreams Motor Show é perfeito, já que lembra uma franquia de Hard Rock Café, mas ao invés de guitarras expõe modernas motocicletas.


Foz está sempre recebendo novidades e a mais recente é o Movie Cars, parque temático de 297m2 com dezenas de carros famosos expostos num espaço caracterizado com cada filme ou tema. É possível conhecer o DeLorean do filme De Volta para o Futuro, o Ecto-1 dos Caça Fantasmas e até a famosa Brasília amarela dos Mamonas.


Além da fronteira


Para quem visita Foz, uma passadinha no vizinho Paraguai já é habitual, seja para compras ou conhecer um pouco de Ciudad del Este. O Shopping Sax surpreende com seu luxuoso Lounge no último andar, com uma vista espetacular da cidade, além de um cardápio com a mais alta gastronomia.


E por falar em gastronomia, o Le mir oferece a melhor comida libanesa que você já provou em sua vida, basta ver os elogios de clientes nas redes sociais. O ambiente é perfeito e de extremo bom gosto, assim como a excelente comida servida em porções generosas. O atendimento é impecável e o carinho dos proprietários com o local e seus frequentadores é algo mais do que admirável.


A Cervejaria 277 já recebeu medalha de prata para uma de suas cervejas, a Lager Oak - Barba de Serpente, na 9 ° edição do Concurso Brasileiro de Cervejas 2021. Maturada nos barris de carvalho usados para o envelhecimento das cachaças paranaenses Novo Fogo e Porto Morretes, também campeãs em prêmios nacionais e internacionais, merecia a de ouro.


O segundo maior Templo Budista da América do Sul está em Foz e disponível para visitação, assim como a Mesquita da cidade, que abriga a segunda maior comunidade muçulmana do Brasil e já caminha para ser o primeiro destino turístico do país com certificado halal reconhecido.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter