Deixe-se seduzir pelas atrações de Toronto

Metrópole canadense oferece diversos passeios imperdíveis para os turistas

Por: Lucas Krempel  -  04/11/18  -  19:32

Você certamente já ouviu algum amigo, parente ou conhecido falando que visitou ou sonha em viajar para Toronto, a cidade mais cosmopolita do Canadá. E os números comprovam isso. Em 2017, por exemplo, 68 mil turistas vindos do Brasil passearam pela metrópole, o equivalente a 50% dos números registrados em 2016.


Se você ainda não conhece, listamos atrações que são imperdíveis. Como o frio já está dando as caras por lá, o ideal é planejar essa trip a partir de maio. Confira a nossa relação e programe-se!


Ripley's Aquarium


Se você é fã do fundo do mar, chegue cedo para aproveitar ao máximo a visita ao Ripley’s Aquarium. São dez alas com os mais diversos ecossistemas. A principal e maior atração é o Dangerous Lagoon, um enorme tanque com 2,9 milhões de litros de água. Ele é único ambiente do Ripley’s em formato de túnel, fazendo o público se sentir embaixo d’água. Tubarões, tartarugas verdes e o curioso peixe-serra nadam por todos os lados, inclusive por cima de nossas cabeças, em um ângulo completamente inusitado. Para ajudar na observação, uma esteira conduz os visitantes pela galeria. Aproveite para fazer uma selfie com o seu animal preferido.


Outro espaço incrível é a ala das águas-vivas. Uma iluminação especial garante o clima perfeito para observar esses animais, que parecem ter vindo de outro planeta. O ambiente é todo escuro, apenas com a iluminação colorida dos tanques. E pode-se ver melhor os detalhes desses animais quase transparentes.


A ala Canadian Waters dá uma boa perspectiva da biodiversidade desse grande país. O tanque Kelp Forest, com a floresta de algas, é realmente impressionante, além dos animais bem diferentes da nossa região.


Mas se você quer ter vivências únicas, o aquário tem atrações para todos os gostos e bolsos. À parte, é possível ter experiências mais molhadas, como o mergulho guiado no tanque dos tubarões e/ou no de raias. Se você preferir se manter seco, as atrações são desde aulas de yoga, fotografia e aquarismo, noites de jazz às sexta-feiras, festas temáticas de Halloween até levar seu saco de dormir para passar uma noite no túnel dos tubarões.


Para isso, é preciso reservar com antecedência e pagar, por pessoa, CAD$ 99 mais taxas. O local também conta com espaços para as crianças brincarem e tirarem muitas fotos.


O Ripley’s Aquarium funciona das 9 às 23h, diariamente. Para evitar filas no verão e feriados, compre seu ingresso com hora marcada pelo site https://www.ripleyaquariums.com/canada. Os valores variam CAD$31,00 adulto, CAD$ 21,00 jovens de 6 a 13 anos, CAD$ 9,00 crianças de 3 a 5 anos e CAD$ 21,00 maiores de 65.


ROM é um dos maiores e mais interessantes museus do Canadá
ROM é um dos maiores e mais interessantes museus do Canadá   Foto: Isabela Carrari/Especial para A Tribuna

Royal Ontario Museum (ROM)


O ROM é um dos maiores e mais interessantes museus do Canadá. Aqui é o passeio perfeito para toda a família. Planeje o roteiro para ganhar tempo, antes de percorrer os cinco andares do prédio. O ingresso geral dá acesso às galerias, onde está a coleção permanente de arte, cultura e natureza. E é cobrado um adicional para o acesso às exposições temporárias.


As galerias são divididas em World Cultures, Natural History e Hands-on (ala interativa do museu para as crianças aprenderem de um jeito divertido). A ala de História Natural tem a galeria Era dos Dinossauros, com um dos melhores acervos do mundo. Os esqueletos dos dinossauros estão agrupados pelos temas vida na terra, mar e ar.


Os dinossauros que fazem mais sucesso são o Tiranossauro Rex, Stegosaurus e o Triceratops. A maioria deles vem do famoso campo de fósseis de Alberta, no Canadá. Outras atrações são plantas, insetos e vida marinha fossilizadas.


Depois da extinção dos dinossauros, vem a era do mamíferos. Nessa ala, estão os esqueletos do mastodonte, tigre dente-de-sabre, a preguiça gigante e outros animais que estiveram vivos há 65 milhões de anos. As outras galerias temáticas possuem aves taxidermizadas, a caverna dos morcegos e uma seção com 3 mil espécies de minerais, gemas, meteoritos e pedras.


Em Culturas do Mundo, o visitante tem acesso a diversas galerias classificadas pelos temas: China (arquitetura, esculturas antigas, murais religiosos), África, Américas e Ásia (celebração da diversidade da humanidade), Roma Antiga, África (Egito, civilização antiga de Núbia), Europa (legado para o mundo), Oriente Médio (berço da civilização), Canadá (primeiros habitantes, legado do século 17 até hoje), Síria, Jordânia e Israel (expansão romana), Japão, Istambul (Constantinopla), Coreia, Grécia (início da cultura ocidental e civilização egeia) e Turquia (Chipre Antiga).


Atualmente, está em cartaz a exposição Spiders: Fear and Fascination, que fica até 6 de janeiro de 2019. No dia 1 de dezembro começa a Wildlife Photographer of the Year, que termina em 31 de março do próximo ano.

Já a exposição das aranhas reúne muitas curiosidades sobre estes animais tão temidos. Um dos destaques é a recém-chegada Brazilian wandering, conhecidapor ter um veneno letal, que pode matar em até uma hora.


No Brasil, ela é mais conhecida como armadeira, aranha-macaco ou aranha-bananeira. Outras curiosidades também estão expostas, como uma capa extremamente elegante, feita com uma seda com tom naturalmente dourado, vinda de uma teia produzida especificamente pela fêmea de uma aranha do Madagascar. Levou sete anos para coletar as teias de mais de um milhão desses aracnídeos. É possível também interagir virtualmente com esse animal: o visitante pode simular segurar as aranhas impressas em cartões com QRcode.


A mostra aborda diversos aspectos dos aracnídeos, inclusive do impacto cultural em nossa sociedade. Uma parte é dedicada ao Homem-Aranha, personagem das histórias em quadrinhos da Marvel. O ROM abre diariamente, das 10 às 17h30. Fecha apenas no Natal. A entrada geral custa CAD$ 20 (adulto), CAD$ 16,50 (estudante e jovens), CAD$ 14 (criança) e CAD$ 17 (maiores de 65 anos). Mais informações no site www.rom.on.ca.


Torre foi considerada a estrutura livre e ereta mais alta do mundo (Foto: Isabela Carrari/Especial para A Tribuna)


CN Tower


Ao lado do Aquário está o ícone de Toronto, a CN Tower, que pode ser vista de qualquer parte da cidade e é um passeio obrigatório. Quando foi inaugurada, em 1975, foi a considerada a estrutura livre e ereta mais alta do mundo, que só foi ultrapassada 30 anos depois.


O passeio começa quando o visitante entra em um dos seis elevadores panorâmicos e sobe até o andar Lookout em 58 segundos, um mirante que fica a 346 metros do solo. O envidraçado, que vai do chão até o teto, oferece uma vista panorâmica da cidade. Fique atento ao horário do pôr do sol, para uma experiência mais completa.


No andar de baixo, o Glassfloor é uma atração para os corajosos, um chão de vidro temperado – superreforçado – em que os visitantes podem percorrer e até pular em cima dele. Feito para ser cinco vezes mais resistente do que o exigido regularmente para pisos comerciais, suporta o peso de 35 alces. Medindo 23,8 metros, ele foi o primeiro do gênero no mundo, sendo inaugurado em 1994.


No mesmo andar fica o SkyTerrace, um local sem vidros e com barras de ferro de proteção, o turista consegue sentir o vento a uma altura de 342 metros acima do chão. Mas se você quiser ir além, suba mais alguns andares para chegar em uma das plataformas mais altas do mundo, o SkyPod, a 447 metros do solo.


Para os que gostam de adrenalina, o EdgeWalk irá te deixar com os nervos à flor da pele. A ideia do tour de 30 minutos é percorrer a volta completa ao redor do topo da torre principal (1,5m), a 356m do solo. Porém, o aventureiro faz isso do lado de fora do prédio, com os pés no chão, mas sem apoiar as mãos, sendo segurado por equipamentos de segurança. O tour custa CAD$ 225 mais taxas, e precisa ser reservado com antecedência.


Na CN Tower também fica o 360 Restaurant, com opções de comidas canadenses e de Ontário. O restaurante abre para almoço e jantar, e se recomenda reservar com antecedência.


O ponto turístico abre diariamente das 9 às 22h30. Para evitar filas no verão e feriados, compre seu ingresso antecipado pelo site https://www.cntower.ca/intro.html. Os tíquetes para a atração básica (andares Looktout e Glassfloor) custam CAD$ 38 adulto, CAD$ 28 crianças de 4 a 12 anos e CAD$ 34,00 maiores de 65.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter