Cunha: A cidade da gastronomia, do café e da hospedagem

O município tem atrativos para encher os olhos e confortar a alma

Por: Reginaldo Pupo, especial para A Tribuna  -  01/08/21  -  15:14
 Restaurantes de Cunha surpreendem por suas criações inspiradoras
Restaurantes de Cunha surpreendem por suas criações inspiradoras   Foto: Divulgação/Prefeitura de Cunha

Dos pratos típicos caipiras à delicada culinária contemporânea, os restaurantes de Cunha surpreendem por suas criações inspiradoras. No domingo passado, abordamos os atrativos turísticos da cidade, que vão além dos ateliês e lavandas. Agora, vamos saborear um outro tipo de atrativo: o turismo gastronômico.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os turistas de Minas Gerais se sentem em casa quando degustam uma saborosa comida preparada no fogão a lenha. Tutu de feijão, linguiça acebolada, torresmo, costelinha de porco, entre outras iguarias típicas caipiras que se assemelham à cozinha mineira, fazem parte do cardápio do Delícias na Roça (12 99706-3170).


A casa está em um lugar bucólico, com muita natureza, distante 20 km do centro. Além da comida, uma das especialidades são as cachaças artesanais, com sabores diferenciados, como canela, amêndoas, limão siciliano e até erva doce. Os licores, produzidos com figo, anis e limoncello, também são bem pedidos.


Saborear pratos ao ar livre, entre plantações de limão cravo, laranja lima, mirnas, carambolas, cambucis, lichias, oliveiras e lavandas é uma experiência única. Ser recebido pelo chef, vestido como um gnomo, torna essa experiência ainda mais divertida.


O Restaurante D’Gnomo (12 99734-8869) é especializado em uma gastronomia regional criativa e possui pratos premiados, como a Truta à Moda do Gnomo.


Mas por que Restaurante D’Gnomo? “Sou baixinho, gordinho, com cara de bolacha”, diverte-se o Chef Caio Ribeiro Penteado, que atende os clientes, a caráter, ao lado das simpáticas Michelle e Fabiana. A propriedade possui um redário, campo de lavandas e a Casa D’Gnomo, para as crianças se divertirem.


Cozinha internacional


O chef italiano Vito Consoli aterrissou em Cunha para apresentar suas criações à frente do restaurante Il Pumo (12 99674-1491), em um casarão em estilo colonial, no centro.


O Carbonara, um espaguete com queijo parmesão, guanciale e pimenta do reino; e o Del Trullo, um fettuccine com linguiça artesanal, shitake orgânico e azeite, são algumas das especialidades da casa.


A saída do chef de Puglia, no sul da Itália, para o Brasil, ocorreu para a produção de queijos, mas aproveitou sua experiência para inaugurar o restaurante. Consoli produz ao vivo a famosa burrata, explicando todo o processo. No mesmo casarão funciona a cervejaria artesanal Reale (12 99740-8042).


Já Vera Sorgiacomo largou empresas multinacionais em São Paulo para pilotar os fogões do Veríssima Bistrô (12 99634-7919), que nasceu na garagem de sua casa em Cunha. O restaurante tem ambientes internos e externos aconchegantes, de frente para uma área de proteção ambiental. O risoto de pera com gorgonzola é um dos destaques.


Sem pressa


Adeptos do slow food, movimento gastronômico que valoriza a qualidade de vida e que prega a degustação dos alimentos sem pressa, têm um representante na terra da cerâmica. O Bethlehem Cozinha Artesanal (12 98156-8802) tem no cardápio opções de carnes bovinas e suínas, uma variedade de risotos e porções. A bruschetta, uma das opções de entrada, é bem crocante e, ao mesmo tempo, desmancha na boca.


Funcionando no corredor turístico onde estão os principais ateliês de cerâmica, o Bethlehem aposta em uma gastronomia clássica e preserva os ensinamentos do avô do proprietário Gustavo Vieira, que é homenageado por meio de um flamboyant dentro do restaurante, plantado em 1988, que possui um significado especial para a família.


Onde mora a natureza


Abundante e presente por toda parte, a natureza é um dos chamarizes dos meios de hospedagem de Cunha. E é entre araucárias, um “mar de montanhas” e um céu azul celeste intenso que a Pousada Sotaque Mineiro (11 99914-7156) proporciona uma verdadeira imersão na natureza.


Seus chalés exclusivos estão espalhados por uma imensa área verde de 36 mil metros quadrados. Os chalés, no estilo alpino, têm dois ambientes, um quarto e uma sala de estar. Além dos chalés, há quatro suítes no prédio principal da propriedade.


A pousada oferece cortesia para crianças de até cinco anos e aceita pets de pequeno porte.


Já a Pousada Caminho das Artes (12 3111-1896) é uma verdadeira galeria de arte. Em estilo europeu, o empreendimento também é cercado por muita natureza e preza pela sustentabilidade.


São cinco chalés e três suítes extremamente confortáveis, tudo em um clima romântico. As habitações possuem TV,


Modernidade


Com um projeto inovador e em localização privilegiada, a Latitude Lodge (11 98297-0066) foi implantada na zona rural de Cunha, onde prevalecem o silêncio e a natureza.


Com arquitetura moderna, assinada por Ricardo Laterza, oferece novo conceito de hospedagem, ou seja, lodges independentes e equipados que aliam charme, conforto e tecnologia.


Blocos se projetam das encostas na paisagem ondulante dos arredores de Cunha, enquanto as fachadas em tons avermelhados colorem o verde do entorno. O Terraço, para convívio e culinária, complementa o projeto.


Logo A Tribuna
Newsletter