Cinco dúvidas frequentes sobre seguro viagem

Muitos desconhecem a importância do seguro e acabam o deixando de lado na hora da viagem

Por: De A Tribuna On-line  -  10/12/18  -  14:02
  Foto: iStock

O seguro viagem ainda pode ser uma grande incógnita para os viajantes brasileiros. Muitas pessoas não sabem para que ele serve ou se é realmente necessário, e acabam deixando de lado um item que é essencial na hora de viajar. Confira uma lista com perguntas frequentes.


O seguro viagem é obrigatório?
Diversos países da União Europeia exigem que os turistas tenham um seguro viagem com cobertura mínima de € 30 mil; além deles, Venezuela, Cuba e Equador também têm regras específicas. No entanto, mesmo não sendo obrigatório, o seguro viagem é extremamente importante. Os Estados Unidos, por exemplo, têm o sistema de saúde mais caro do mundo e até uma gripe pode resultar em um grande prejuízo para quem viaja desprotegido.


Como escolho o valor da cobertura?
Em geral, a principal característica a que se deve ter atenção ao escolher um seguro viagem é o valor da cobertura para despesas médicas e hospitalares. Quanto mais cara a moeda e o sistema de saúde do destino, maior ela deve ser. Os Estados Unidos, por exemplo, pedem coberturas muito altas. Além disso, para mulheres grávidas ou pessoas com alguma doença preexistente, é conveniente contar com uma cobertura mais robusta.


Preciso de alguma cobertura adicional?
Muitos seguros oferecem coberturas adicionais para complementar o produto. São opções personalizadas para quem quer coberturas mais específicas.


Quando devo acionar o seguro?
Os produtos têm diferentes coberturas e, por isso, há situações específicas que podem cobrir ou não. Mas a principal situação é a necessidade de assistência médica e odontológica. Nestes casos, é importante entrar em contato com o seguro para que eles o encaminhem para os prestadores autorizados, assim você será atendido sem precisar pagar nada.


Como faço para acionar o seguro?
Cada empresa trabalha de uma maneira, por isso, é necessário que o interessado entre em contato com a empresa ou pesquise por meio da internet antes de fechar a assistência.


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