APT alerta para golpe em agências de viagem na Baixada Santista

Mais de três agências já sofreram a mesma fraude, com prejuízos entre R$ 42 mil a R$ 88 mil após denúncias

Por: Da Redação  -  13/06/21  -  19:40
  Turistas devem ficar atentos aos golpes que têm causado prejuízos
Turistas devem ficar atentos aos golpes que têm causado prejuízos   Foto: Matheus Tagé/AT

A Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT) alerta para um novo golpe que tem causado prejuízo às agências de viagem e já registrou pelo menos quatro vítimas na Baixada Santista. Apesar disso, todo empresário de turismo ou agente de viagem tem conhecimento dos riscos de vender para pessoas fora do seu mailing de clientes, ficando com a responsabilidade do chargeback nos contratos de intermediação com as operadoras.


Os casos que chegaram ao conhecimento da APT apresentam algumas características em comum, indicando para um comportamento padrão dos golpistas. Uma das vítimas, que terá sua identidade preservada, detalhou o perfil do esquema fraudulento aplicado em sua agência. “Precisamos espalhar esse modus operandi, pra que todos os colegas estejam atentos aos possíveis golpistas”, adverte a empresária de Santos que prefere se manter anônima.


O golpe começa quando o falsário vai à agência, consulta valores de passagem de avião para o destino programado, em geral, Recife e quase sempre para grupos de família. Com as informações em mãos, o golpista pergunta que horas encontra o agente na agência e vai embora.


Dias depois, ele liga para a agência procurando quem o atendeu, justamente no horário que este agente não está. “Ele já sabe dessa brecha do horário, mas joga essa conversa de que já tem todas as informações e só quer fechar a compra. Esse é o primeiro indício do golpe”, indica a vítima.


O presidente da APT, Eduardo Silveira, esteve em contato com essa vítima do golpe, a fim de obter detalhes sobre a ação e chamar atenção de todos que atuam em agências. Já se tem conhecimento de pelos menos mais três agências que sofreram a mesma fraude, com prejuízos entre R$ 42 mil a R$ 88 mil, e cujos casos já foram denunciados à polícia.


Ele orienta que as possíveis vítimas do golpe relatem o caso às autoridades policiais, para a devida investigação, e à diretoria da APT, para que seja prestado o respaldo possível no momento. Além disso, o presidente sugere algumas dicas de segurança: desconfie de vendas com valores altos para embarques de última hora; Faça um cadastro desse cliente com todos os dados pessoais e referencias e confira todos os dados informados. Consulte um órgão de proteção como o Serasa, em caso de dúvidas; Preencha todos os documentos de pagamento presencialmente com o cliente (contrato, autorização de débito de cartão); Não aceite pagamentos em cartão de crédito em nome de outras pessoas que não sejam os próprios passageiros.Por fim, confira todas as informações antes de finalizar o pagamento. Outra modalidade adotada pelos estelionatários é pagar em dinheiro com notas falsas. Opte por receber o pagamento através de meios eletrônicos, como o PIX e o TED.


Na dúvida, procure a delegacia de Polícia Civil.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter