A road trip dos sonhos

A partir de agora, embarque conosco nessa aventura por oito estados americanos

Por: Maurício Nunes  -  08/12/19  -  20:45
A road trip dos sonhos
A road trip dos sonhos   Foto: Maurício Nunes / Arquivo Pessoal

Por quase seis décadas, uma estrada de 2.448 milhas (quase 4 mil quilômetros) atravessou oito estados americanos, conectando Chicago a Los Angeles. Foi o caminho para as solas de alguns nômades americanos da Geração Beat, como Jack Kerouac, e também da família fictícia de Tom Joad na obra 'Vinhas da Ira', do vencedor do Pulitzer e do Nobel, John Steinbeck.


A Rota 66, considerada a Mother Road (Estrada Mãe), mesmo desativada desde a década de 1980, continua a encantar o mundo e se manter como um dos grandes destinos turísticos nos Estados Unidos, consolidando-se como a road trip dos sonhos de muitos aventureiros pelo mundo.


A estrada já foi tema de filmes, séries de TV e notórias canções, como o clássico Route 66, gravado por Nat King Cole, Rolling Stones, Chuck Berry, John Mayer, Depeche Mode, entre tantos outros.


Que tal pôr o pé na estrada ou saltar na garupa das motos de Peter Fonda e Dennis Hopper e conhecer, numa série de três edições, o que esta estrada tem a oferecer?Vambora! Get your kicks on Route 66!


Ponto de partida


O ponto de partida é em Chicago, Illinois. A famosa placa Historic 66 fica na esquina da Adam Street com a Michigan Ave., bem de frente para o The Art Institute of Chicago, famoso museu da cidade que serviu inclusive de cenário para o cult movie 'Curtindo a Vida Adoidado', inteiramente gravado na cidade.


Chicago é uma metrópole fascinante, portanto, antes de pegar a lendária rota, vale curtir uns dois dias na cidade visitando seus principais pontos, como o Millenium Park, o Chicago Theatre, o Buddy Guy Legends (famoso bar de blues), um jantar no Harry Caray’s, entre muitas outras atrações.


No caminho até Missouri, o segundo estado atravessado pela Rota 66, não há muito para se ver na estrada, além de postos abandonados e alguns restaurantes, que garantem boas fotos e uma gastronomia tipicamente americana raiz.


A Old Chain of Rocks Bridge é o primeiro ponto marcante deste ponto da Rota 66. A ponte de 1 milha de comprimento por 24 pés de largura ligava os estados de Illinois e Missouri, mas hoje este trajeto é permitido apenas a bicicletas e pedestres.


A vista do rio é bem bonita. É possível ver até o famoso arco de St. Louis, o Gateway Arch, considerado o maior arco do planeta e certamente um dos mais impressionantes feitos arquitetônicos da humanidade.


À primeira vista, os 192 metros de altura às margens do Rio Mississippi impressionam e a dúvida é: será possível adentrar o arco e ter uma vista lá do alto? Pois bem, há um mini Tram, que lembra cápsulas futurísticas, levando o visitante até o topo do arco para uma visão panorâmica da bela cidade. Experiência imperdível!


Ainda em St. Louis, há diversos parques, um impressionante jardim botânico, zoo e também um dos parques de diversões mais radicais dos EUA, o Six Flags.


Para os amantes de boa música, St Louis abriga o National Blues Museum, com uma coleção impressionante sobre o estilo, incluindo instrumentos antigos da África e uma linha do tempo do desenvolvimento do Rhythm and Blues nos Estados Unidos.


Há vídeos, músicas e ainda exibição de roupas e objetos pessoais de artistas do calibre de Chuck Berry, que aliás a cidade homenageou com uma bela estátua, também um excelente ponto de visitação.


Seguindo a Rota, ainda no Missouri, há o curioso Museus dos Transportes, com uma coleção de trens, carros e até aviões. O espaço é reconhecido como a maior coleção de veículos de transporte do mundo.


Alguns quilômetros à frente e encontra-se o Museu Jesse James Wax, dedicado ao lendário criminoso, estranhamente uma paixão entre os americanos. A figura polêmica e contraditória de Jesse James inspirou grandes astros da música e do cinema.


O Ted Drewes, considerado o melhor iogurte (Frozen) dos EUA, nasceu em 1929, mesmo ano de Anne Frank, Audrey Hepburn e Martin Luther King Jr. Uma visita por lá é absolutamente necessária, afinal, a Rota 66 deve ser “provada” pelos cinco sentidos.


Embora o Missouri tenha sido o local de nascimento da Rota 66, Oklahoma é provavelmente o local mais famoso da trilha e possui o segmento mais longo da Rota 66 original. E é para lá que vamos na próxima semana.


Logo A Tribuna
Newsletter