A afetividade pet e sua influência no mercado de Turismo

Tratados como reis, tanto os gatos como os dogs domésticos ganharam um espaço relevante na vida dos brasileiros

Por: Marcos Lucas, presidente da Aviesp  -  28/03/21  -  21:00
A afetividade pet e sua influência no mercado de Turismo
A afetividade pet e sua influência no mercado de Turismo   Foto: AdobeStock

Humanos e pets formam as amizades mais fortes do planeta. Essa aliança começou há milhares de anos e mudou a história da civilização. A humanidade percorreu um caminho muito longo e a cada passo dessa jornada tínhamos animais ao nosso lado. Cachorros e felinos foram símbolos de status, representações de deuses, lutaram em guerras, salvaram pessoas de perigos iminentes e, ainda, exploraram o espaço, no caso dos cães, antes de nós.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, o Brasil tem 139 milhões de pets.


Tratados como reis, tanto os gatos como os dogs domésticos ganharam um espaço relevante na vida dos brasileiros. Segundo levantamento da Euromonitor International, o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pet, com 6,4% de participação global, pela primeira vez acima do Reino Unido (6,1%), perdendo somente para os Estados Unidos, que têm 50% do mercado.


Além disso, durante a pandemia da covid-19, o número de adoção de pets cresceu. Penso que as pessoas em isolamento se sentiram mais sozinhas e, para suprir uma ausência familiar, quiseram um novo companheiro. A União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), nesse período, registrou aumento de 400% na procura por cães e gatos.


A hotelaria não foge desse cenário. Percebendo uma grande oportunidade, em que o proprietário identifica o seu animal como membro da família, os meios de hospedagem ampliaram os roteiros personalizados para esse perfil de público. Hoje, facilmente se encontra locais que oferecem atendimento pet friendly. Em todo mundo, as pesquisas no Google por hotéis com esse serviço aumentaram 300% para viagens de março a setembro do ano passado.
Para ter uma viagem mais segura, oriento a busca por agentes de viagens, especialistas que podem apresentar uma ampla lista de destinos, passeios e hotéis perfeitos para você e seu companheiro.


O agente recomenda roteiros de acordo com o seu perfil e percebe detalhes que, às vezes, não notamos. Por exemplo, saiba que existe uma grande diferença de lugares pet friendly ou que apenas aceitam animais. No primeiro caso, o animal pode utilizar espaços coletivos do empreendimento; já na segunda opção, ele deve ficar restrito ao quarto.


Além da hospedagem, existem passeios destinados ao turismo de quatro patas, como tours de barco, trilhas, cachoeiras e praias desertas para os viajantes aproveitarem ao lado de seu pet com muita segurança e qualidade.


Mas, atenção: antes de levar qualquer animal para um passeio, tenha a certeza de que ele estará vacinado e em ótimas condições de saúde, analise as regras do estabelecimento, verifique o transporte pet, procure sempre um veterinário e faça um check-up antes de viajar.


Se interessou por esse perfil de viagem? Aconselhamos que para uma experiência inesquecível, você sempre consulte a lista de agências associadas à Aviesp e Abav-SP.


Logo A Tribuna
Newsletter