Publicitário de Santos é premiado em festivais de Cannes e Londres

Rafael Teixeira Martins, de 25 anos, vê o mercado brasileiro com otimismo e incentiva estudantes da área

Por: Nathalya Dubugras*  -  20/07/23  -  11:18
Atualizado em 20/07/23 - 11:32
O santista faz parte da equipe da agência brasileira África
O santista faz parte da equipe da agência brasileira África   Foto: Divulgação / Aquivo Pessoal

O publicitário santista Rafael Teixeira Martins, de 25 anos, recebeu cinco shortlists (indicações), um Leão de Prata e um Leão de Bronze no Festival de Cannes, além de dois bronzes no Design and Art Direction (D&AD) deste ano.


Formado em Publicidade e Propaganda em 2018 pela Universidade Católica de Santos, o profissional atualmente faz parte da equipe de direção de arte da agência África, e já se dedicava desde cedo para alcançar a premiação. “O prêmio em Cannes é algo que eu almejava desde estudante. Foi fruto das pessoas que conheci. A recompensa de um esforço de anos, e um trabalho em equipe bem feito”.


Martins vê o mercado publicitário brasileiro com otimismo em razão da criatividade. “O mercado brasileiro possui uma enorme produção de campanhas de ótima qualidade, em curto prazo. Não é à toa que é um dos países mais premiados nos festivais internacionais, além de exportar grandes talentos”.


Campanhas premiadas
Na campanha 'Spoon Friez', que o profissional fez para a empresa Heinz, ele recebeu dois bronzes no festival D&AD. A peça apresenta batatas fritas em formato de colher para que os consumidores possam saborear mais do ketchup ou da maionese da marca. “O projeto, por ser de uma campanha global, teve um processo mais lento, até por ser um produto novo”, comenta Martins.


Outra campanha, 'Time Exilado', um projeto feito para a Brahma, é sobre uma comunidade ucraniana e a transformação de um time local de futebol para o FC Mariupol. O projeto exigiu muito do publicitário, segundo ele. Apesar de ter conquistado os leões de prata e bronze na categoria Social & Influencer, Rafael Martins admite ter tido cautela redobrada com a execução, e de como o tema seria abordado junto à comunidade ucraniana. “A recepção foi muito boa, pois esse projeto dá a esperança de que o futebol vá muito além das quatro linhas. A Ucrânia sempre recebeu bem os brasileiros. Foi a nossa vez de retribuir”.


Festivais
O Festival de Criatividade Cannes Lions é realizado desde 1953, na França. Com duração de uma semana, o evento conta com jurados do mundo inteiro. Considerados Oscars da publicidade, os prêmios de Cannes são divididos nas categorias Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze.


Já o festival D&AD, ocorre todos os anos em Londres, e não possui fins lucrativos. Os lucros arrecadados são direcionados a programas institucionais para auxiliar na formação de futuros talentos. Há cinco tipos de troféus: Lápis de Ouro, Lápis de Grafite, Lápis de Madeira, Lápis Colaborativo e o mais cobiçado de todos, o Lápis Negro, concedido aos projetos mais inovadores do mercado.


Dicas
Aos estudantes da área, o publicitário recomenda tempo de qualidade e estudo investidos nos projetos. “Tem de aproveitar ao máximo o que a faculdade pode oferecer, buscar experiências que, no futuro, serão essenciais para se diferenciar no mercado. Também é preciso, claro, estar atento às novidades, como o avanço da Inteligência Artificial e das demais tecnologias, além da moda e redes sociais, que alimentam nosso mercado”.


*Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Eduardo Cavalcanti e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter