Projeto de hidroginástica investiga condição física de idosos em Praia Grande

Pesquisa prevê efeitos com menos tempo de treinamento e intensidade mais alta

Por: Pedro Porto*  -  15/03/22  -  16:17
O estudo inclui participantes de grupos da terceira idade de Praia Grande
O estudo inclui participantes de grupos da terceira idade de Praia Grande   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Um estudo realizado em Praia Grande investiga a condição física na terceira idade. Um grupo composto por 34 idosos das unidades do Boqueirão do Programa Conviver tem a chance de se exercitar praticando hidroginástica sob supervisão do professor Henrique França, de 42 anos, coordenador da modalidade na Secretaria de Esportes.


Segundo França, os participantes são divididos em cinco grupos, de acordo com as recomendações internacionais para a prática de atividade física, que seriam de 40 por dia. “Nossa ideia é testar se metade desse tempo de prática de atividade física pode ter o mesmo efeito em diferentes pessoas”.


O professor explica que estudos recentes mostram que tempos reduzidos em intensidades controladas, ou mais altas, teriam o mesmo benefício que em 40 minutos de treino. “Essa é a nossa hipótese de pesquisa”, diz Henrique França.


Para a dinâmica, um grupo pratica 40 minutos de treinamento de musculação, enquanto outro treina 20 minutos, duas vezes na semana. Além disso, é estabelecido um grupo controle, para que haja base científica na comparação com os outros.


A ideia é que sejam cruzados dados de acordo com a modalidade, somada ao fator tempo, para que se saiba se há alguma mudança significativa. “Fizemos testes de força, manometria e ultrassom. Pretendemos analisar a arquitetura muscular e a capacidade que ela tem de receber suporte sanguíneo”, explica o professor. “Todos os grupos passarão pela mesma bateria de testes, e assim teremos uma ideia de qual o efeito do treinamento sobre eles”.


O projeto tem o acompanhamento de professores de Educação Física e especialistas da Unifesp, como João Paulo Botelho, um dos responsáveis pela iniciativa. “Nossa pesquisa passou pelo comitê de ética e pesquisa da Unifesp. Já está nas bases da Plataforma Brasil, que autorizou a pesquisa, além de incluir todos os profissionais da Secretaria de Esporte e da Secretaria de Assistência Social de Praia Grande”, comenta Botelho.


De acordo com Bennedita Conceição dos Santos, de 66 anos, uma das alunas de França, fazer parte do projeto é “gratificante”. “É ótimo para o desempenho físico e emocional”, comenta. “Tem sido muito bom participar desse projeto. Pena que é só duas vezes na semana. Deveria ser mais, pelo menos três. Ganhamos em qualidade de vida, nos fortalecemos cada vez mais com o desempenho e a dedicação de todos”, conclui.


*Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão da professora Lidiane Diniz e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter