Produtores artesanais fazem dos ovos salgados opção não convencional para a Páscoa no litoral de SP

Sabores como coxinha, bacon e sushi caem no gosto de quem não se interessa pelos chocolates tradicionais

Por: Mariana Pinho e Gustavo Bertoldi*  -  06/04/23  -  21:47
Ana Paula Gonzalez produz kits com ovos de coxinha e empada
Ana Paula Gonzalez produz kits com ovos de coxinha e empada   Foto: Ana Paula Gonzalez/Divulgação

Época de Páscoa pode significar um período doce, mas há também quem não abra mão do salgado. Pensando nisso, empreendedores da culinária na Baixada Santista resolveram inovar nos tradicionais ovos de Páscoa e começaram uma produção bem diferente, com cardápios que incluem desde ovos na versão coxinha até brigadeiro sabor bacon.


“Cerca de 40% da minha renda na Páscoa vem dos ovos salgados”, afirma a confeiteira artesanal Ana Paula Gonzalez, que fabrica ovos de Páscoa não convencionais, como de coxinha e empada, desde 2018, na casa onde mora, no Macuco, em Santos. Ela conta que teve a ideia porque queria inovar para alcançar novos clientes e surpreender os antigos. “Eu vi algumas pessoas fazendo e decidi tentar. Gosto muito de coxinha, então apenas reuni o útil ao agradável. Precisava de algum produto para chamar atenção”.


Ana Paula diz que esses ovos, principalmente o de coxinha, têm cada vez mais procura. “Muita gente que não gosta de chocolate compra”. O sucesso é tão grande que a confeiteira pretende produzir um novo sabor, o de cuscuz. Os ovos possuem, em média, 350g. O de coxinha custa R$ 45,00 e o de empada, R$ 55,00, nos sabores frango ou palmito.


Brigadeiros de bacon e parmesão estão entre os diferenciais de Lívia Nascimento
Brigadeiros de bacon e parmesão estão entre os diferenciais de Lívia Nascimento   Foto: Lívia Nascimento/Arquivo pessoal

Outra confeiteira que resolveu inovar em doces é Lívia Nascimento. Formada em gastronomia, ela produz brigadeiros há quatro anos, no bairro Boa Vista, em São Vicente. “O que começou com poucas unidades, hoje se tornou meu trabalho em tempo integral”, conta.


Ela também produz sabores tradicionais, mas seu maior diferencial são os brigadeiros de bacon e de parmesão com goiabada. “A ideia surgiu enquanto eu procurava sabores para adicionar ao cardápio. Veio a inspiração de fazer combinações de doce com salgado, e aí surgiram esses dois sabores”.


Desde que entrou nesse segmento, Lívia diz que nunca quis oferecer mais do mesmo. “Desde a criação dos brigadeiros agridoce, tenho clientes que buscam somente eles, e nem procuram os tradicionais”, garante. Ela conta que, nesta Páscoa, clientes chegaram a pedir encomenda de ovos de bacon, mas ela optou por manter apenas os sabores tradicionais.


Alessandra Mendonça Lichti decidiu que precisava inovar durante a pandemia e criou diversos sabores para os ovos salgados, desenvolvendo até um tipo vegetariano e diet, utilizando caldo de legumes, na elaboração da massa, e farinha integral. Ela também produz ovos coxinha em opções vegetarianas com recheio de shimeji, palmito e três queijos.


Os ovos salgados convencionais podem ser recheados com frango com catupiry, costela, carne louca, salmão cru e grelhado, camarão e bacon com cheddar, entre outros. Em média, as unidades de 350g de ovos coxinha custam R$ 69,00 e os recheados tradicionais, também de 350g, por R$ 80,00.


Jean Romblsperger de Barros, que tem uma temakeria no Gonzaga, aposta em ovos de sushi. Ele conta que, nos últimos anos, via na Internet a participação de restaurantes japoneses de outros estados na Páscoa, e diante da aceitação do público em outras regiões do País, decidiu produzir um ovo que leva arroz em sua base e pode ser recheado com salmão, cru ou grelhado, camarão e atum. Ele também pode ser finalizado com cream cheese e hot-rolls.


"Tivemos 30 encomendas no nosso primeiro ano, e agora a gente espera ter pelo menos 50”, afirma Barros. O ovo de sushi de 600g custa R$ 80,00, qualquer que seja a proteína escolhida.


*Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Eduardo Cavalcanti e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter