Centenário da Paróquia da Igreja do Embaré conta com programação repleta de celebrações em Santos

A tradicional quermesse, que começa dia 27, é uma das atrações da programação

Por: Rafael Albino*  -  27/05/22  -  06:28
Aos 100 anos, a Igreja do Embaré é uma das mais tradicionais de Santos
Aos 100 anos, a Igreja do Embaré é uma das mais tradicionais de Santos   Foto: Amanda Freixo

A paróquia da Igreja de Santo Antônio do Embaré comemora o seu centenário de criação com diversos eventos e celebrações, que ocorrem até o fim do ano. A programação tem início nesta sexta-feira (27), com a tradicional quermesse, que continuará até o dia 10 de julho, de sexta a domingo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A festa do santo padroeiro da basílica, Santo Antônio, será celebrada no dia 13 de junho. A trezena, evento no qual os fiéis rezam nos 13 dias anteriores à festa do santo, vai acontecer de 31 de maio até 12 de junho, começando às 19h, seguida de missa.


A celebração terá início dia 30 de maio, com uma carreata pelo bairro. No dia 13 de junho, haverá missa durante todo o dia e a bênção dos fiéis, além da entrega do pão de Santo Antônio. A missa solene será às 19h30, seguida de procissão pelo bairro.


A festa é só o começo de um período de comemorações que vai até dezembro. No dia 22 de junho, às 19h30, haverá missa solene, celebrada pelo bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa. Em seguida, um coquetel aberto aos participantes ocorrerá no Colégio Stella Maris, no Boqueirão.


O restaurador da paróquia, Danilo Brás, explica que a representação desse centenário se deve muito ao protagonismo da presença franciscana no Embaré. “É um dos bairros mais luxuosos da Cidade, e a presença mais simples, a franciscana, é vista bem no centro do Embaré. Nem sempre é para o mais pobre que você precisa passar a visão franciscana de humildade, pois ele já vive aquilo”.


Além de ser o centenário da paróquia, também é celebrado o centenário da chegada dos frades. ”A capela, mesmo sendo de Santo Antônio, não era relacionada a ninguém. Os frades construíram esse marco”, diz Brás.


A igreja acabou se tornando um ponto turístico de Santos. E muitas pessoas querem casar na Igreja do Embaré. Essa popularidade se deve muito à transformação da igreja em Basílica, em 1952, diz Daniel Brás.


A programação do centenário ainda não está completa, mas dois eventos estão confirmados. Um deles é a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santos, ainda sem data. O outro é o lançamento da segunda edição do livro do próprio Danilo Brás, intitulado Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré: História e Arte nas Praias de Santos .


*Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Eduardo Cavalcanti e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter