Zona Noroeste de Santos ganha projeto de incentivo à cultura digital e inovação

Polo do 'Parquinho Tecnológico' será desenvolvido na escola Profª Maria de Lourdes Borges Bernal

Por: ATribuna.com.br  -  25/09/21  -  21:00
 Oficinas de robótica e de educação financeira serão desenvolvidas entre os alunos na ‘estudioteca’ da escola
Oficinas de robótica e de educação financeira serão desenvolvidas entre os alunos na ‘estudioteca’ da escola   Foto: Rogério Bomfim/Prefeitura de Santos

A Zona Noroeste de Santos ganhou um polo do ‘Parquinho Tecnológico’ na sexta-feira (24). O projeto promove a cultura digital e de inovação entre estudantes e professores. Ele será realizado na escola Profª Maria de Lourdes Borges Bernal, durante as comemorações de 25 anos da unidade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na unidade, portanto, oficinas de robótica e de educação financeira serão desenvolvidas entre os alunos na ‘estudioteca’ da escola, onde há recursos tecnológicos.


Criado em 2017, o ‘Parquinho Tecnológico’ atua com alunos do 1º ao 9º ano. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Parque Tecnológico de Santos e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), com apoio da Secretaria de Planejamento e Inovação (Seplan).


“A partir deste polo na Maria de Lourdes Bernal, daremos início à expansão gradativa para contemplar estudantes da Zona Noroeste e de outras regiões”, explica o diretor-presidente do Parque Tecnológico, Rogério Vilani.


Preparando para o futuro
Segundo a Prefeitura, o projeto visa preparar o cidadão para o futuro e articula os conhecimentos aos desafios da atualidade, buscando soluções com criticidade e lógica.


Fundamentado nos princípios do ensino integral, com base nos quatro pilares da educação (aprender a conhecer, fazer, conviver e ser) e na cultura digital, o projeto contribui para a formação do aluno com o acesso às tecnologias digitais de comunicação e informação, além do desenvolvimento do empreendedorismo social, de competências socioemocionais e dos sensos crítico, ético e estético.


O 'Parquinho' também visa estimular e capacitar os educadores para a utilização de recursos tecnológicos. “Estamos numa sociedade tecnológica e precisamos formar para esta realidade”, destaca a chefe da Seção Núcleo Tecnológico Educacional (Senutec), da Seduc, Cristiane Domingues.


Logo A Tribuna
Newsletter