Sonho de comerciantes, revitalização do Mercado Municipal deve sair do papel em Santos

Projeto faz parte de pacote que será anunciado pela prefeitura até abril

Por: Rosana Rife  -  04/02/21  -  13:12
Atual estrutura foi erguida em 1949, e passou por processo de expansão em 1955
Atual estrutura foi erguida em 1949, e passou por processo de expansão em 1955   Foto: Carlos Nogueira/AT

Para lamentação de quem mora, trabalha ou passa pela Praça Iguatemi Martins, na Vila Nova, o Mercado Municipal de Santos nem de longe lembra os tempos áureos vividos por pessoas como a comerciante Odete Ferreira, 82 anos. Trabalhando há 52 anos no local, ela quer ver o equipamento lotado de clientes e novos comerciantes.


A aposta para que o sonho se concretize está em uma reforma prometida pela prefeitura. “Com um lugar mais moderno, equipado e bonito, vamos ter gente interessada em se estabelecer aqui e, consequentemente, os clientes virão. Minha missão agora é ver o Mercado reformado e cheio como antes, e não nesse abandono atual”.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A expectativa que não é só dela e os outros dois permissionários que seguem no saguão do Mercado também fazem coro para que as intervenções comecem logo. Marilene Santos, 50 anos, vende verduras e legumes há duas décadas no espaço. Ela conta que muita gente ainda passa por lá, em especial turistas. “Mas eles ficam decepcionados. Não há atrativo. Se estivesse bonito e com mais comerciantes, teria movimento”.


A comerciante cita ainda o fato de haver moradores de rua no entorno, o que também espanta os visitantes. “Poderiam colocar portões na parte de trás do Mercado, deixando o acesso para quem trabalha ou para os visitantes estacionarem o carro”.


Odete, Wilton e Marilene trabalham no Mercado Municipal há anos
Odete, Wilton e Marilene trabalham no Mercado Municipal há anos   Foto: Carlos Nogueira/AT

Dificuldade


As empadinhas são o carro-chefe do box de Wilton Guarnieri Júnior, que está há 15 anos no Mercado Municipal. Ele conta que recebeu uma carta-convite para se estabelecer ali e decidiu acreditar no espaço. “Cheguei até a vender almoço por quilo. Houve dias em que vendi 100 empadinhas. Agora, se vendo 20, é muito. O que salva é o delivery, pois entrego encomendas para lanchonetes”.


Para ele, a revitalização prometida pelo prefeito Rogério Santos (PSDB), ainda durante a campanha eleitoral de 2020, pode reverter a situação. “Não tem como você atender aqui. Nem banheiro funcionando há. Precisa de um ampla reforma, ampliação da rede de esgoto e intervenções no entorno para trazer segurança”.


A chegada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) à Vila Nova, previsto para final de 2022, é outro ingrediente citado como um empurrãozinho para a busca de fôlego extra ao local. “O VLT vai trazer muitos passageiros para cá, mas temos de estar preparados para recebê-los”, diz Odete.


Resposta


A prefeitura informa, em nota, que a reestruturação do Mercado Municipal faz parte de um conjunto de ações destinadas à região central de Santos, que está em fase de planejamento e deve ser concluída até abril. “O objetivo é levar ao local grandes atrativos, como uma cervejaria artesanal, entre outras atividades relacionadas ao comércio e à economia criativa”.


O município cita ainda o VLT como estímulo à região. Inclui no pacote o desenvolvimento do local com o chamado uso misto da área, centrado em comércio e habitação e incluindo moradia popular, “além da preservação do patrimônio histórico e qualificação profissional da população dos bairros que compõem a região”.


A respeito dos moradores de rua na Praça Iguatemi Martins, a prefeitura explica que faz monitoramento rotineiro na área e a equipe de abordagem pode ser acionada 24 horas pelo telefone 153. Sobre a segurança, a Guarda Municipal realiza rondas 24h em toda a cidade, incluindo a região do Mercado.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter