Ponta da Praia, em Santos, terá espaço revitalizado com monumentos e projeto paisagístico

Praça Duas Rodas, confluência das avenidas Rei Alberto I e Canal 7, ganhará novas calçadas, jardins e iluminação

Por: ATribuna.com.br  -  20/07/23  -  07:28
A área, com 706,50m², será totalmente revitalizada pela Prefeitura
A área, com 706,50m², será totalmente revitalizada pela Prefeitura   Foto: Divulgação/PMS

Ciclistas e motociclistas vão ganhar um espaço em sua homenagem, com monumentos e projeto paisagístico, na Praça Duas Rodas, que fica na confluência das avenidas Rei Alberto I e General San Martin, na Ponta da Praia, em Santos.


A área, com 706,50m², será totalmente revitalizada pela Prefeitura e ganhará novas calçadas, guias, sarjetas, jardins e iluminação reforçada, de acordo com edital publicado na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial.


Os monumentos, a serem confeccionados em fibra de vidro e assentados sobre base de concreto revestido em granito, com 90 centímetros de altura, ficarão posicionados nas extremidades da praça, nas faces voltadas para a Avenida Rei Alberto I, conforme explicou o secretário Wagner Ramos, titular da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). As peças em granito terão a gravação de aproximadamente 60 nomes, em homenagem aos atletas campeões da Cidade.


Além do monumento estilizado representando um ciclista, a peça escultural em homenagem aos motociclistas também terá detalhe especial. “Será uma réplica do troféu Real Console Generale D’Italia di San Paolo (Real Cônsul Geral da Itália), conquistado em 1937 pelo piloto santista Luiz Bezzi, campeão brasileiro por sete vezes e vencedor de mais de 140 provas em sua carreira”, prosseguiu o secretário.


Esse troféu, de autoria do artista italiano Galileo Emendabili, mostra a figura de um piloto em ação, em cima de uma moto invisível, só com as rodas aparentes. Emendabili também é o autor dos monumentos Obelisco e Duque de Caxias, na capital.


Ramos lembrou ainda que, graças a tantas vitórias, Santos ficou conhecida como a ‘capital do motociclismo brasileiro’. Além disso, Bezzi, que faleceu em 1991, aos 84 anos de idade, também teve atuação decisiva para a fundação, em 1933, do Santos Moto Clube.


As obras têm previsão estimada de seis meses, a contar da data de entrega da Ordem de Serviço
As obras têm previsão estimada de seis meses, a contar da data de entrega da Ordem de Serviço   Foto: Divulgação/PMS

Projeto
A escultura alusiva ao motociclismo, com 1,51m de altura, 2,31m de largura e 0,72m de profundidade, terá pintura na cor bronze, enquanto a referente ao ciclismo, com pintura de efeito cromo, terá, respectivamente, 1,51m, 1,50m e 0,60m.


A primeira ficará instalada do lado esquerdo da praça e a outra, do lado direito, na face voltada para a Avenida Rei Alberto I, sentido praia-Centro, e ambas ficarão sobre uma faixa de asfalto preto, com sinalização de solo arrematada por faixa zebrada, simulando uma pista, em um total de 68m².


O projeto prevê a construção de 310m² de piso em concreto desempenado, 95 metros lineares de guia pré-moldada e igual metragem de sarjetas, além da instalação de 11 bancos de concreto e dois bicicletários, cada um para cinco veículos.


Segundo a Administração Municipal, também haverá o plantio de 150m² de grama da espécie esmeralda, 10 mudas de azaleias e duas palmeiras da espécie jerivá – as 18 árvores hoje existentes serão remanejadas, mas mantidas na praça. A iluminação será reforçada, com oito postes metálicos e lâmpadas com tecnologia LED.


O projeto prevê ainda a recuperação do trecho do canal que atravessa a praça, com restauração de 68m² de pavimentação asfáltica com concreto betuminoso usinado quente.


Entrega
As obras têm previsão estimada de seis meses, a contar da data de entrega da Ordem de Serviço à empresa vencedora da concorrência pública. O valor da licitação é de R$ 537.485,23, a serem custeados pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), programa do governo federal, via Caixa Econômica, destinado a municípios, estados e ao Distrito Federal.


Edital
A íntegra do edital estará disponível a partir desta quinta-feira (20) no link do Licita Santos (acessar 13520/2023-Dowload).


A vistoria técnica é obrigatória, com acompanhamento do engenheiro Nilson Piedade Barreto, e os envelopes das empresas interessadas deverão ser entregues até as 11h do dia 4 de agosto na sala de reuniões da Comissão Permanente de Licitações, na Rua Dom Pedro II, 24, 4º andar, no Centro Histórico, procedendo-se a abertura 15 minutos depois.


Logo A Tribuna
Newsletter