Obras de drenagem e contenção de encostas avançam na Zona Noroeste de Santos

Intervenção dará mais segurança aos moradores

Por: ATribuna.com.br  -  10/05/23  -  10:23
Intervenção faz parte de um pacote de obras para nove morros da cidade
Intervenção faz parte de um pacote de obras para nove morros da cidade   Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Com objetivo de proporcionar mais segurança aos moradores do Morro do Ilhéu Alto, no Bom Retiro, a Prefeitura de Santos avança com as obras de drenagem e contenção de encostas no cruzamento das ruas Francisco Lopez e André Franco Montoro.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


De acordo com a Administração Municipal, a intervenção faz parte de um pacote de obras para nove morros da cidade. O andamento dos trabalhos foi acompanhado pelo prefeito Rogério Santos (PSDB) e por secretários municipais nesta terça-feira (9).


Dividida em três etapas, a intervenção que começou em março é executada em uma área de 4 mil m². As duas primeiras fases devem ser concluídas até setembro, enquanto a terceira e última será realizada em outubro.


O custo da obra é de R$ 6,2 milhões e está a cargo da Teto Construtora, com supervisão da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp).


Projeto

Além da técnica de engenharia do solo grampeado, os trabalhos contam com instalação de grampos (barras de aço) e colocação de drenos, seguida por aplicação de revestimento específico para taludes para facilitar o crescimento da vegetação.


Para reduzir a velocidade de descida das chuvas, evitando a erosão do solo, o projeto ainda contempla uma escada hidráulica de 700 metros. O sistema também inclui 210 metros de canaletas que retirarão o excesso de água no interior do morro. O conjunto aliviará a pressão sobre a encosta, garantindo a estabilização.


Além do Ilhéu Alto, os oito morros santistas que serão contemplados com as obras de drenagem e contenção de encostas são Cachoeira, Caneleira, Capoeira, José Menino, Marapé, Monte Serrat, Saboó e Santa Maria.


Revitalização do entorno

Após a conclusão dos trabalhos de contenção, a Prefeitura Regional da Zona Noroeste irá iniciar a revitalização do entorno da confluência das ruas Francisco Lopez e Rua André Franco Montoro.


Uma área de lazer, com instalação de playground, será criada, bem como um espaço para estacionamento de veículos. Os serviços devem durar cerca de quatro meses, com previsão de entrega para o início de 2024.


“Iremos ocupar um espaço ocioso e trazer à tona um antigo projeto de revitalização e de recuperação do estacionamento. Assim como a obra de contenção, esse espaço de convivência também é muito aguardado pela comunidade”, diz o prefeito regional da Zona Noroeste, Kleber Passos.


Logo A Tribuna
Newsletter