Mudanças em linhas de ônibus de Bertioga geram reclamações: 'É um absurdo'

Munícipes falam que agora é preciso pegar dois ônibus para transitar do Centro de Bertioga até Boraceia

Por: ATribuna.com.br  -  22/06/21  -  15:13
 Munícipes pedem a volta das linhas 2 e 9 do jeito que eram antes
Munícipes pedem a volta das linhas 2 e 9 do jeito que eram antes   Foto: Divulgação/Walter Santos

Usuários do transporte público do Litoral Norte, que realizam o trajeto entre Bertioga e Boracéia, reclamam das mudanças nas linhas municipais dois e nove. Desde semana passada, eles passaram a pegar dois ônibus para completar o trajeto, que antes era realizado sem baldeações.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O vigilante Walter Santos, de 40 anos, conta que os moradores foram surpreendidos com a mudança na semana passada. Neste novo trajeto, ele conta que as linhas estão parando na entrada da Riviera de São Lourenço, obrigando os usuários a pegar um novo ônibus para continuar o caminho até Boracéia.


Com isso, os pontos têm acumulado mais filas e atrapalhado os horários de trabalho de quem utiliza o serviço. "Atrasam tudo, até porque quando descemos na Riviera não é tão rápido. Você espera de 30 a 40 minutos para outro ônibus aparecer".


Ainda segundo o vigilante, apesar de não utilizar a linha com frequência, ele tem levado a esposa, que realiza o trajeto todos os dias para trabalhar, para um ponto onde é possível pegar um ônibus interurbano da empresa Pássaro Marrom, que realiza o trajeto direto até Boracéia.


No entanto, outra reclamação é a mudança do ponto dos ônibus da Pássaro Marrom. Segundo a cuidadora de crianças Aline Dantas Aleixo, de 23 anos, os ônibus não podem mais passar no Centro de Bertioga. Por isso, quem deseja utilizar o ônibus, e está no Centro do município, precisa se locomover até o bairro Jardim Vicente de Carvalho II, o que dá cerca de três quilômetros de distância.


"É um absurdo. Eu moro no bairro Maitinga, então eu tenho que ir além da Avenida 19 de Maio pra poder pegar o Pássaro Marrom, para não me atrasar no trabalho. Está muito difícil", diz a jovem.


Em nota, a Secretaria de Segurança e Cidadania de Bertioga informa que o transporte municipal recebeu diversas melhorias, entre elas a alteração de itinerários e novas conexões, a fim de reduzir o tempo de espera e de percurso. Com a mudança, a linha 2 deixou de circular, bem como a linha 9 Boraceia/São Lourenço.


Agora, os passageiros que partirem de Boraceia contarão com a linha 9.21, para suprir a demanda com trajeto mais rápido para integração, esta que funciona com o cartão transporte e possibilita que os usuários peguem até dois ônibus, pagando apenas uma passagem, para chegar ao destino final.


A pasta acrescenta que os moradores de Boraceia que desejam ir para o Centro com a integração tem, além da linha 3, a possibilidade de usar a linha 4 que também vai até o Centro, fazendo o percurso pela Avenida Anchieta, ou seja, mais uma opção.


Quanto à circulação do ônibus Pássaro Marrom, que presta um serviço interurbano - faz o trajeto de outra cidade para Bertioga -, vindo de São Sebastião, tem suas limitações às vias de competência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A determinação de não entrar mais no Centro de Bertioga, visa o cumprimento do artigo 6.º da Lei Municipal 115/2015, dentro da Política de Normatizações do Transporte Municipal e Intermunicipal.


Confira mais em ATribuna.com.br:



Logo A Tribuna
Newsletter