Moradores reclamam do corte de árvores em cidade da Baixada Santista para construir viaduto; VÍDEO

'Paisagem é um dos cartões postais da Cidade', relatou um munícipe

Por: ATribuna.com.br  -  12/07/23  -  10:52
Atualizado em 18/07/23 - 10:21
A remoção das árvores faz parte da urbanização da Vila dos Pescadores
A remoção das árvores faz parte da urbanização da Vila dos Pescadores   Foto: Reprodução

Os moradores que utilizam a Avenida Tancredo Neves, em Cubatão, estão questionando a retirada de árvores da via nos últimos dias. O corte acontece em razão de uma obra da Prefeitura que pretende construir um viaduto no local para reurbanizar a Vila dos Pescadores. (veja vídeo abaixo)


Para o professor Gabriel Ribant, essa construção poderia ser feita de forma ecológica e sem retirar as árvores. “Melhoras de vivência para moradores e natureza são coisas que caminham juntas”, diz.


“Derrubaram da noite para o dia. Foi muito rápido e a surpresa foi de todos”, explicou a confeiteira Bruna Ferreira. Apesar da obra beneficiar outros moradores da região, ela diz que não houve empatia com a alameda. “É um local tão lindo; É a entrada da nossa cidade;.Cubatão nunca tem nada e o pouco que tem eles destroem” .


Um outro munícipe, que preferiu não se identificar, é lamentável ver a retirada acontecendo. “Cubatão já foi considerada uma das cidades mais poluídas do mundo, e arrancar árvores é uma coisa muito triste”, conta.


Já a moradora Mariana Silva relatou para a Reportagem que aquele é ‘quase um ponto turístico’ e que muitas pessoas fazem fotos ali. "Chega a ser um desperdício".


Posicionamento

A remoção das árvores faz parte da urbanização da Vila dos Pescadores. No local será construído um viaduto de acesso à comunidade.


De acordo com a prefeitura, o objetivo da construção da nova estrutura é contribuir com a mobilidade urbana local, ampliando o acesso ao bairro que, atualmente, possui apenas uma entrada por terra que é cortada pela linha férrea.

A empresa responsável pela construção do viaduto é a MRS Logística, que por nota destacou que será feita uma compensação ambiental no local. “Para cada árvore nativa suprimida, iremos plantar dez árvores nativas na mesma região de implantação da obra e, no caso das árvores não nativas, uma nova muda de árvore nativa também será plantada como forma de compensação. Todo o trabalho será feito a partir de um projeto paisagístico para o local, incluindo mudas de Ipês amarelos, Ipês roxos e Jerivás”, disse à Reportagem.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter