Moradora reclama de agendamento de consultas na UBS do Parque São Vicente: 'Ficamos revoltados'

Valdelice dos Santos, de 48 anos, diz que os munícipes precisam chegar às 3h da manhã para garantir senha

Por: ATribuna.com.br  -  03/06/21  -  10:38
 Valdelice dos Santos diz que os munícipes chegam a ficar desde às 3h para garantir a senha no agendamento das consultas
Valdelice dos Santos diz que os munícipes chegam a ficar desde às 3h para garantir a senha no agendamento das consultas   Foto: Alberto Marques/Arquivo AT

A marcação de consultas na Unidade Básica de Saúde do bairro Parque São Vicente se tornou um transtorno para a doméstica desempregada Valdelice Maria dos Santos, de 48 anos. Segundo ela, mesmo 'madrugando' na fila da unidade, a chance de conseguir marcar a consulta é baixa.


Valdelice conta que apenas na semana passada, foi até a unidade três vezes, mas não conseguiu agendar. Esta semana, ela compareceu no local na terça-feira (1º), mas mesmo chegando às 5h da manhã não conseguiu pegar a senha. " Os idosos levam até cadeira para ficar lá esperando. Isso nos deixa revoltados".


A munícipe explica que precisa de uma consulta com um clínico geral para conseguir um encaminhamento para o nefrologista. Assim, ela conseguirá continuar um tratamento de cálculo renal que já realiza no município.


Para tentar marcar a consulta, ela comparece na UBS às terças e quintas, que inicia o agendamento à partir das 7h. As senhas distribuídas para os munícipes costuma variar, mas na maioria das vezes são distribuídas cinco senhas para cada especialidade, como ginecologista ou clínico geral, segundo Valdelice.


A condição da via onde está localizada a UBS também incomoda Valdelice, que reclama de mato, lixo e alagamentos. "Quando chove vira a piscina de Ramos de tanta água. As condições da rua atrapalham para comparecer no postinho. O pessoal também não colabora, fica jogando lixo", diz.


Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São Vicente, está com um médico afastado com Covid-19. Por isso os atendimentos estão com esperas mais longas. Além disso, a medida de restrição orientava a abrir apenas 50% da agenda, mas com as mudanças desta semana as UBS já estão podendo atender com 75% da agenda.


A UBS Parque São Vicente ainda conta com um medico da Família das 7h às 16h, um pediatra e ginecologista com a escala de 20 horas semanais na unidade para atender a população.


Logo A Tribuna
Newsletter