Mais de 250 imóveis no Macuco recebem nebulização contra Aedes aegypti

Neste ano, o bairro já registrou dois casos de chikungunya, doença transmitida pelo mosquito, que também é vetor de dengue, zika e febre amarela urbana

Por: Por ATribuna.com.br  -  24/02/21  -  10:20
Outro trecho do bairro já foi alvo da medida
Outro trecho do bairro já foi alvo da medida   Foto: Anderson Bianchi/Prefeitura de Santos

Nebulização para combater o mosquito Aedes aegypti no bairro Macuco, realizada nesta segunda-feira (22) e terça (23), resultou na aplicação de inseticida em 268 imóveis, incluindo as escolas Auxiliadora da Instrução e Elsa Virtuoso e o pátio de sucatas do Porto de Santos. Neste ano, o bairro já registrou dois casos de chikungunya, doença transmitida pelo mosquito, que também é vetor de dengue, zika e febre amarela urbana.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O inseticida foi aplicado em 13 quadras, no trecho compreendido pela Travessa Particular Rinaldi, pelas ruas Bezerra de Menezes, Irmãos Gondulpho e Japão e pela Avenida Almirante Cóchrane.


No sábado (20), a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve no bairro orientando os moradores sobre a ação que ocoreria nos dias seguintes. A principal recomendação foi a saída das residências por 30 minutos a partir da aplicação do inseticida, além de deixar portas e janelas abertas.


Controle


"A ação destes dois dias só terá eficácia se os moradores controlarem os focos com larvas do mosquito, evitando água parada, especialmente em vasos com plantas e ralos", destaca a chefe técnica da Seção de Controle de Vetores, Ana Paula Favoreto. O número de imóveis que receberam a ação foi considerado satisfatório. "Há várias residências desocupadas e também as recusas por parte dos moradores".


Outros bairros


Além do Macuco, este ano já foram feitas nebulizações contra o Aedes aegypti no Estuário e na Ponta da Praia. O Rádio Clube deve ser o próximo bairro a receber a aplicação do inseticida.


Logo A Tribuna
Newsletter