Inseguros, moradores de Santos protestam contra abandono de policlínica desativada

Local virou "abrigo" para população em situação de rua, segundo os moradores

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/01/21  -  21:06
Moradores iniciaram o protesto por volta das 10h30 desta quinta-feira (21)
Moradores iniciaram o protesto por volta das 10h30 desta quinta-feira (21)   Foto: Alexander Ferraz/AT

Moradores do bairro do Gonzaga, em Santos, organizaram um protesto pacífico na porta da antiga policlínica do José Menino/Pompéia, localizada na Rua Floriano Peixoto, durante a manhã de quinta-feira (21). O protesto teve como objetivo trazer visibilidade para um problema que tem incomodados os moradores. Segundo eles, a antiga policlínica tem servido de abrigo para pessoas em situação de rua.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Moradora local, Gerse Fernandes conta que o problema tem incomodado os moradores por conta do cheiro forte e excesso de sujeira. Além disso, a vizinhança tem que o local vire um ponto de usuário de drogas e que, consequentemente, acabe atraindo assaltantes para a região - como já vem acontecendo.


População em situação de rua usa o local para dormir
População em situação de rua usa o local para dormir   Foto: Alexander Ferraz

Outro problema apontado é a necessidade da poda de árvores no mesmo trecho, pois os moradores temem que torne mais fácil a fuga de assaltantes, segundo Souza. "Uma hora qualquer pode acontecer alguma coisa, alguém pode se esconder na policlínica". Uma alternativa, sugerida pelos munícipes, para resolver as invasões seria murar o terreno para que ninguém consiga entrar.


Regina Simões também se queixa da situação da calçada que, segundo ela, precisa ser arrumada para ficar nivelada, sem buracos e menos escorregadia. A moradora conta ainda que já caiu por conta da situação e teve que ficar internada três dias.


Resposta


A Prefeitura de Santos informa que o imóvel, que abrigava a Policlínica José Menino/Pompeia, é particular e foi desocupado pelo poder público municipal.


A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), responsável pela equipe de abordagem social à população de rua, mantém o bairro Gonzaga em seu roteiro de monitoramento cotidiano. A pasta esclarece que as abordagens são realizadas nos logradouros públicos da Cidade, e desenvolvem um trabalho de aproximação, escuta qualificada e formação de vínculos de confiança, com o objetivo de fortalecer e encorajar na direção do acesso aos demais serviços.


A equipe de abordagem pode ser acionada a qualquer momento através do telefone 153, que tem atendimento diário (24h). O atendimento será ofertado àqueles que de forma voluntária desejarem acesso aos serviços municipais. Informações como nome, idade, descrição física e local exato onde a pessoa se encontra são muito importantes na hora de ligar.


A Administração informa, ainda, que a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza rondas na região e outras localidades da Cidade. Denúncias também podem ser feitas pelo telefone 153.
Em relação à manutenção da calçada, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos irá até o local analisar o estado do passeio público para providenciar o reparo.


Administração informa, ainda, que o serviço de poda das árvores pode ser solicitado por meio da Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), pela internete telefone 162.


Logo A Tribuna
Newsletter