Os admiradores de basquete e skate ganharão um novo espaço de esporte e lazer no Centro de Santos. Isso porque na área sob o Elevado Aristides Bastos Machado, que atualmente está sem uso, será construída uma quadra de basquete e uma pista de skate street.
Além disso, o local passará por uma reurbanização, com paisagismo e instalação de bancos, lixeiras e iluminação. Segundo a Prefeitura, as melhorias estão incluídas na recuperação do viaduto, primeiro restauro de grande porte desde a inauguração, em 1976.
A previsão é que os serviços comessem no primeiro trimestre de 2023, após a conclusão do processo licitatório. Trata-se do reparo/reforço estrutural com concreto de alta resistência e aplicação de pintura de proteção em estrutura de concreto aparente.
A Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) fez o orçamento para todas as intervenções e preparou a minuta da licitação, baseada no projeto arquitetônico de reurbanização elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e no projeto de recuperação estrutural, desenvolvido pela Carmona Soluções de Engenharia, empresa terceirizada.
Ao todo, o valor dos serviços ficou orçado em R$ 26.370.990,39 e o prazo de execução de 18 meses. Os recursos são de convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e contrapartida do Município.
Espaço esportivo
A quadra de 170m² terá medidas adequadas ao espaço, vai dispor de tabela completa com suporte e rede, piso especial para quadra de esportes com pintura da superfície e faixas demarcatórias. Além disso, será fechada com alambrado em tela de aço galvanizado e portão de ferro. Para evitar a fuga da bola, será instalada cobertura em tela de nylon.
Enquanto isso, a pista de skate contará com equipamentos para a prática do skate street: mini ramp, palco, quarter, pirâmide, caixote low, corner bowl e spine; tudo cercado por tela de aço. Acessórios em concreto, equipados com tubos de aço galvanizado, garantirão maior segurança para as manobras radicais.