Catorze coqueiros em Santos serão levados do bairro Aparecida à divisa com São Vicente

Plantas têm sofrido com os efeitos da erosão e correm risco de tombar

Por: ATribuna.com.br  -  03/11/22  -  08:59
Um dos episódios que abalaram as estruturas de vegetais entre os canais 5 e 6 foi em outubro de 2016
Um dos episódios que abalaram as estruturas de vegetais entre os canais 5 e 6 foi em outubro de 2016   Foto: Carlos Nogueira/AT

A faixa de areia da Praia do José Menino, na divisa com São Vicente, receberá 14 coqueiros oriundos da Praia da Aparecida, que sofreu recentemente uma forte erosão. A informação é da Prefeitura de Santos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Essa medida foi tomada após uma equipe de agrônomos da Secretaria Municipal de Serviços Públicos ter verificado a condição de 22 árvores fixadas na faixa de areia entre os canais 5 e 6.


O responsável pela Coordenadoria de Paisagismo da pasta, Ernesto Tabuchi, afirmou que essa operação terá início assim que passar o período de ressaca e a maré baixar de nível.


A estimativa é que a transferência de todos os coqueiros ocorra em uma semana.


Em risco
De acordo com Tabuchi, que é engenheiro agrônomo, a movimentação da maré provocou a retirada de areia e expôs as raízes das plantas. Esse tipo de situação amplia o risco de tombamento e morte desses vegetais.


O objetivo da operação é garantir a segurança aos banhistas e esportistas que frequentam a Praia da Aparecida e manter o paisagismo e a preservação dos coqueiros.


Plantas têm sofrido com os efeitos da erosão. Transferência começará quando passar o período de ressaca
Plantas têm sofrido com os efeitos da erosão. Transferência começará quando passar o período de ressaca   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Efeitos
Em 28 de outubro de 2016, Santos foi atingida por uma forte ressaca, que destruiu parte das muretas da Ponta da Praia, abriu crateras no calçadão e alagou avenidas e ruas dos bairros da Orla e da Zona Noroeste.


Naquela ocasião, um coqueiro na faixa de areia, entre os canais 5 e 6, foi derrubado, e outros cinco ficaram inclinados por causa da força da maré.


Essas árvores, que, em média, têm cinco metros de altura, foram replantadas no mesmo ponto pela equipe da Coordenadoria de Paisagismo.


Logo A Tribuna
Newsletter