Bairro na Área Continental de Santos recebe mutirão contra o Aedes nesta quarta

Agentes vão eliminar focos com larvas de mosquito, orientar pessoas para evitar água parada e colher amostras de larva

Por: ATribuna.com.br  -  19/06/23  -  21:38
Agentes terão como missão eliminar focos com larvas de mosquito, orientar a população para evitar água parada e colher amostras de larvas
Agentes terão como missão eliminar focos com larvas de mosquito, orientar a população para evitar água parada e colher amostras de larvas   Foto: Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos

Vinte agentes de combate a endemias estão escalados para o 19º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti de 2023 em Santos, que será realizado no bairro Quilombo, na área continental do Município, nesta quarta-feira (21), a partir das 10 horas. Até o momento, não há registro oficial da presença do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana na localidade - o que pode mudar após esse mutirão, que também tem como finalidade a possível identificação do vetor.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Assim como nos mutirões realizados em outros bairros de Santos, os agentes terão como missão eliminar focos com larvas de mosquito, orientar a população para evitar água parada e colher amostras de larvas, que são levadas ao laboratório do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores, da Secretaria de Saúde de Santos, para diferenciar, no microscópio, as espécies capturadas.


A partir da análise, será possível saber se o bairro também abriga mosquitos Aedes aegypti. “O mosquito tem uma capacidade de locomoção de cerca de 150 metros e os bairros da área continental são bastante afastados uns dos outros.


Isso explica o motivo de termos o registro há mais tempo do Aedes aegypti em Caruara e Monte Cabrão, por exemplo. Porém, o mosquito pode chegar a uma nova localidade após adentrar em algum meio de transporte e proliferar ao encontrar condições favoráveis à sua reprodução”, explica Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.


Considerando os mutirões realizados em 2023, foram eliminados 1.992 focos com larvas de mosquito. Também neste ano, houve a confirmação de 91 casos de dengue e 33 de chikungunya em Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter