Apavorada, moradora de São Vicente diz que rua tem 'infestação' de aranhas

Além das aranhas, moradores também dizem encontrar lacraias e cobras

Por: Ravena Soares  -  07/07/23  -  07:28
Atualizado em 08/07/23 - 17:50
As aranhas são da espécie Nephilingis Cruentata, mais conhecida como aranha-maria-bola
As aranhas são da espécie Nephilingis Cruentata, mais conhecida como aranha-maria-bola   Foto: AT/Vanessa Rodrigues

Uma moradora da Rua Pedro Leonardo de Souza, no bairro Vila Ema, em São Vicente procurou a Reportagem de A Tribuna para denunciar o aparecimento de aranhas no local.


De acordo com ela, uma dessas aranhas teria mordido seu animal de estimação, um gato, que ficou um ferimento exposto. Para apurar a informação, a Reportagem foi até a rua e conversou com alguns vizinhos.


José Raimundo Pereira da Silva e Maria da Soledade Pereira da Silva, moradores do bairro há 25 anos, alegaram nunca ter aparecido aranhas dentro de sua casa. Mas, sabiam que havia aparecido na casa da vizinha. Eles também contaram sobre o aparecimento de cobras na rua.


A atendente Joyce Mara, moradora da rua há três anos, abriu as portas de sua casa e nos mostrou algumas aranhas pelo seu quintal, próximas às telhas. “A gente está sempre limpando, mas elas reaparecem”, conta.


Outra moradora da rua, dona Josefa, que mora no local há 48 anos, também conta sobre o aparecimento dos aracnídeos. “Também aparecem muitas lacraias aqui em casa”, diz.


Aranhas

O biólogo Thiago Malpighi explica que as aranhas (foto) são da espécie Nephilingis Cruentata, mais conhecida como aranha-maria-bola. Elas não são de interesse em saúde pública, portanto não estão envolvidas em acidentes de relevância clínica ou epidemiológica.


Município

Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que a Diretoria de Vigilância à Saúde (DVS) e a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) não foram notificadas sobre a suposta infestação de aranhas no local. Mas, a UVZ vai abrir uma solicitação para a equipe de profissionais ir até o local citado averiguar a situação.


A Prefeitura destaca que o município possui duas unidades para atendimento veterinário gratuito, a Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA) Centro e a UBASA Continental. Os equipamentos citados são da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem).


A Sesau também destaca que a UVZ realiza orientações sobre a prevenção e controle de animais peçonhentos. Para mais informações, orientações e denúncias, os munícipes podem entrar em contato através do número 0800 7710037.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter