Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Porto Mar

Summit Antaq em Brasília debate transição energética e planejamento dos portos brasileiros

Evento promovido pelo Grupo Tribuna reúne especialistas e autoridades para discutir a economia azul, o hidrogênio verde e o futuro, com a entrega do Prêmio Antaq

Ted Sartori

17 de novembro de 2024 às 10:14Modificado em 17 de novembro de 2024 às 10:18
The event will take place at the Royal Tulip Hotel theater and will address current topics pointing to the future of port-related issues in the country

The event will take place at the Royal Tulip Hotel theater and will address current topics pointing to the future of port-related issues in the country ( Foto: Alexsander Ferraz/AT )

O encontro será no teatro do Hotel Royal Tulip e debaterá temas atuais, que apontam para o futuro das questões portuárias no país (Alexsander Ferraz/AT)

O encontro será no teatro do Hotel Royal Tulip e debaterá temas atuais, que apontam para o futuro das questões portuárias no país (Alexsander Ferraz/AT)

Transição energética e planejamento dos portos brasileiros serão os temas dos painéis do Summit Antaq, promovido pelo Grupo Tribuna, em parceria com Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no dia 26, no teatro do Hotel Royal Tulip, em Brasília. Na ocasião, também será entregue o Prêmio Antaq, oferecido anualmente pela agência reguladora.

No ano passado, os dois eventos foram realizados também em novembro, mas no terminal da Eldorado Brasil Celulose, na Margem Direita do Porto de Santos. Até então, a premiação nunca havia sido realizada fora da Capital Federal.

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, ressalta que a parceria com o Grupo Tribuna é de extrema importância para todo o setor portuário, por levar informação sobre temas tão importantes como a economia azul, modernização e pensar em mudanças climáticas da forma mais positiva possível para o País.

“O debate é enriquecido com todos os vetores, como o jornalismo, o governo, os portos, as universidades e as embaixadas”, afirma.

Os painéis
Depois da abertura oficial, feita pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, haverá o primeiro painel ESG: O Setor Portuário e a Cadeia do Hidrogênio Verde, a partir das 14h20. Dentre os debatedores, estarão os diretores da Antaq Wilson Lima Filho e Caio Farias e o secretário nacional de Hidrovias, Dino Batista.

A mediação será do consultor de assuntos portuários do Grupo Tribuna, Maxwell Rodrigues, que observa que o mundo respira a questão ESG e, por essa razão, os assuntos que integram essa sigla (meio ambiente, social e governança) são cruciais para o futuro dos portos brasileiros.

“Nesse painel os presentes poderão entender de maneira clara o que já fizemos e o que ainda deveremos fazer. Não podemos encarar as questões ESG como um modismo, devemos olhar com muita seriedade, face o que já vivenciamos atualmente”, diz.

O segundo painel abordará O Planejamento e o Desenvolvimento para os Portos Brasileiros e está marcado para às 16 horas. Para debater o tema, estarão presentes, dentre outros, os diretores da Antaq Flávia Takafashi e Alber Vasconcelos e o secretário nacional de Portos. Alex Ávila.

“A tecnologia é um universo disruptivo e tratar de cada tema com a velocidade adequada é um desafio para os portos brasileiros. A iniciativa privada tem apetite de investir e a iniciativa pública busca ser célere. Como iremos achar a equação ideal?”, questiona Maxwell. A palestra de encerramento será do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho.

Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq, ressalta o alto nível do evento (Alexsander Ferraz/ AT)

Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq, ressalta o alto nível do evento (Alexsander Ferraz/ AT)

Agência reconhece e premia ações
Realizado desde 2016, o Prêmio Antaq terá o tema Emergência Climática em ESG e uma nova categoria, a de Gênero e Diversidade.

O objetivo é o de reconhecer ações relativas à igualdade de gênero, à redução das desigualdades, à promoção da diversidade e à inclusão de minorias no ambiente de trabalho e operações de empresas reguladas pela Agência. Essas iniciativas devem gerar impactos positivos, contribuindo para um ambiente mais inclusivo, justo e representativo.

Além desta categoria, haverá outras cinco: Desempenho Ambiental - IDA, Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG, Artigos Técnico-Científicos, Conformidade Regulatória e Pesquisa de Satisfação dos Usuários - PSU da navegação longitudinal de passageiros e misto.

A finalidade da premiação é reconhecer as iniciativas que se destaquem por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica, além de disseminar boas práticas na operação e gestão do setor. É também uma das ações estratégicas (AE03) da Agenda Ambiental e de Segurança Aquaviária da Antaq - Biênio 2023/ 2024.

PROGRAMAÇÃO

13h45
Homenagem à Mariana Pescatori, secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos

14 horas
Welcome — Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq

14h10
Abertura oficial — Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos

14h20
Painel 1 - ESG: O setor portuário e a cadeia do hidrogênio verde

  • - Wilson Lima Filho, diretor da Antaq
  • - Caio Farias, diretor da Antaq
  • - Roberta Cox, diretora de Políticas da GWEC
  • - Dino Batista, secretário nacional de Hidrovias
  • - Marcio Guiot, presidente do Porto de Suape

16 horas
Painel 2 - O planejamento e o desenvolvimento para os portos brasileiros

  • - Flávia Takafashi, diretora da Antaq
  • - Alber Vasconcelos, diretor da Antaq
  • - Alex Ávila, secretário nacional de Portos
  • - Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açu
  • - Ana Carolina Albuquerque,head de Direito e Política de Concorrência para a América Latina da Maersk
  • - Ricardo Arten, CEO do Porto Itapoá

17h30
Palestra de encerramento — Vital do Rêgo Filho, ministro do TCU

18 horas
Encerramento — Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq

19 horas
Prêmio Antaq 2024 — Emergência Climática em ESG

Inscrições, neste link.

Assuntos relacionados

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.