As obras incluem a revitalização do Porto de Luís Correia e a construção da hidrovia do Parnaíba (Imagem ilustrativa/Banco Mundial/Divulgação) O estado do Piauí será contemplado com investimentos de aproximadamente R\$ 1 bilhão para o fortalecimento da infraestrutura portuária e hidroviária. O anúncio foi feito ontem pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. As obras incluem a revitalização do Porto de Luís Correia e a construção da hidrovia do Parnaíba. Clique aqui para seguir agora o canal Porto Tribuna no WhatsApp! De acordo com o ministro, os investimentos visam ampliar a capacidade logística do estado e fortalecer setores estratégicos. “Os aportes vão mudar a infraestrutura do estado, com desenvolvimento econômico e social”, afirmou. A hidrovia do Parnaíba, de competência estadual, é um projeto considerado essencial para a economia piauiense, pois facilitará o transporte de cargas e reduzirá custos logísticos para produtores locais, atraindo também novos negócios para a região e permitindo o transporte de passageiros entre diversas cidades ribeirinhas ao rio. Já a modernização do Porto de Luís Correia, terminal de uso privado (TUP), objetiva o fortalecimento da movimentação de mercadorias, trazendo melhorias ao transporte fluvial de minérios, pescados e agrícolas, contribuindo para o turismo e fortalecendo cadeias produtivas relacionadas à indústria.