Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Nesta segunda

Mobilidade e infraestrutura portuária em debate no Encontro Porto & Mar em Santos

Evento acontece nesta segunda-feira, na Câmara de Santos

Anderson Firmino

13 de abril de 2025 às 06:36Modificado em 16 de abril de 2025 às 07:09
Evento organizado pelo Grupo Tribuna, desta vez na Câmara de Santos, deve repetir sucesso de 2024 (Matheus Tagé/Arquivo AT)

Evento organizado pelo Grupo Tribuna, desta vez na Câmara de Santos, deve repetir sucesso de 2024 (Matheus Tagé/Arquivo AT)

A Câmara de Santos receberá, nesta segunda-feira (14), a 1ª edição deste ano do Encontro Porto & Mar, promovido pelo Grupo Tribuna.

Autoridades e especialistas irão debater, a partir das 14 horas, questões como mobilidade urbana e portuária e as implicações das concessões, como a do futuro Terminal de Contêineres (Tecon) Santos 10, no ecossistema portuário.

O evento, após discursos do presidente da Câmara de Santos, Adilson Junior (PP) e do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), terá uma palestra da diretora-executiva na Flow Assessoria e Gestão Empresarial, Jennyfer Tsai. Ela irá falar sobre como planejar o futuro da Cidade e do Porto de Santos, projetando a infraestrutura ideal.

Programação
O primeiro painel, Mobilidade Urbana e Portuária, que começará às 14h40, terá entre os painelistas o subsecretário estadual de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim.

Segundo ele, Santos tem uma particularidade: além do maior Porto do Hemisfério Sul, conta com uma população que demanda a mobilidade urbana de uma forma bastante intensa.

“Há várias infraestruturas sendo discutidas para a região. Estamos com um plano de Logística e Investimento em elaboração, que vai analisar toda a demanda em vários cenários até 2050 e estabelecer uma carteira de investimentos para o que é prioritário, considerando princípios de sustentabilidade”, afirma, lembrando da obra do túnel imerso entre Santos e Guarujá. “Esses investimentos vão trazer uma melhoria, não só da mobilidade aos munícipes, mas também na eficiência do Porto”, emenda o subsecretário estadual de Logística e Transportes.

Decisão
O empresário João Menano, que preside a Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), em Santos, também participará dos debates sobre mobilidade urbana e portuária.

“O encontro reunirá pessoas qualificadas. Mas desejo que aqueles com poder político entendam que apesar de um governo ser feito de decisões, as escolhas precisam ser técnicas. As tomadas de decisões nos investimentos a serem realizados têm que estar alinhadas entre o crescimento e desenvolvimento da cidade”, argumenta o presidente da AMA.

Tecon Santos 10 é tema de painel
O segundo painel do encontro, Tecon Santos 10 - Relação com o Brasil, economia e o Porto, promete debater as consequências de um dos leilões mais aguardados pela comunidade portuária. O megaterminal, com previsão de investimentos de R$ 5,6 bilhões, ampliará a capacidade do Porto de Santos em 50%.

“O debate trará perspectivas importantes sobre o novo terminal, que tem tudo para alavancar o potencial do Porto de Santos e do comércio exterior brasileiro”, acredita o vice-presidente de Políticas Públicas e Regulatórias da Maersk para a América Latina, Danilo Veras.

O consultor portuário Fabrizio Pierdomenico, que também participará das discussões, tem um olhar cauteloso. “A preocupação em relação aos impactos desse empreendimento diz respeito à logística de acesso da carga à região. Falamos de um aumento de capacidade de 3,5 milhões de TEU (unidade de medida de um contêiner padrão), conforme documentos apresentados na audiência pública”, explica.

Para ele, esse crescimento implicará em um maior volume de caminhões, “A maior parte dos contêineres ainda entra e sai do Porto por via rodoviária”, frisa.

(Reprodução)

(Reprodução)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.