A aula prática simulou uma situação real, com evacuação, isolamento, bloqueio de vias e abordagens (APS/Divulgação) A Guarda Portuária de Santos fez um treinamento intensivo de gerenciamento de ameaças de bombas. Ministrado pelo Grupo Abrapam, o curso, na última quarta-feira (2), contou com formação teórica pela manhã e um simulado prático, à tarde, no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais. Clique aqui para seguir agora o canal Porto Tribuna no WhatsApp! União de forças A capacitação reuniu mais de cem participantes, incluindo forças de segurança estaduais e municipais, representantes da Marinha, das prefeituras da Baixada Santista, de autoridades anuentes do Porto (que autorizam atividades) e de diversos terminais que operam cargas no complexo. Rafael Gonçalves, supervisor da Guarda Portuária, explica que o objetivo do treinamento é capacitar o maior número possível de atores para identificar, reagir e gerenciar situações de risco. “A integração entre Guarda Portuária e demais agentes é fundamental para mitigar e combater ameaças à vida e à fluidez e segurança das operações do principal corredor logístico do País”, afirma. Varredura A aula prática simulou uma situação real de varredura para encontrar dispositivos explosivos, com evacuação, isolamento, bloqueio de vias e abordagem de suspeitos. Já o módulo teórico, que ocorreu no Centro de Treinamento da Autoridade Portuária de Santos (APS), tratou dos artefatos explosivos, protocolos de segurança, avaliação de risco e melhores práticas internacionais de resposta a eventos críticos em áreas sensíveis. “Treinamentos como este são fundamentais para integrar as equipes de segurança pública e privada, garantindo uma resposta coordenada e eficiente diante de ameaças reais”, avalia Erasmo Gomes, diretor da Abrapam e instrutor responsável pelo treinamento. Em nota, a gestora do Porto afirma que o treinamento reforça “os compromissos da APS com a segurança do maior complexo logístico do Hemisfério Sul”.