O evento deste ano reuniu mais de 500 marcas de 20 países; projeção é superar os 46 mil visitantes (Alexsander Ferraz/AT) Um encontro para fortalecer a marcar, mostrar novos produtos e conquistar clientes. Assim foram os três dias da 29ª edição da Intermodal South América, de terça-feira (22) até quinta (24), no Distrito Anhembi, em São Paulo. Participaram representantes de empresas de vários países. Mais uma vez, o setor portuário de Santos marcou presença no evento, um dos principais no mundo na área. Clique aqui para seguir agora o canal Porto Tribuna no WhatsApp! O CEO da Brasil Terminal Portuário (BTP), Claudio Oliveira, explica que a Intermodal é uma chance para a empresa receber, em um curto espaço de tempo, a quantidade de clientes, fornecedores e parceiros que não seria possível alcançar durante o ano, ampliando o potencial de negócios. “E podemos trazer as atualizações da BTP. Estamos em fase de obras para aumento de capacidade, com investimentos pesados, de R\$ 2 bilhões nos próximos anos. Então, é trazer inovação e quais os nossos planos para o futuro, sempre em busca de mais produtividade e eficiência”. Oliveira também observou a internacionalização cada vez maior da feira. “Tivemos aqui a presença de clientes e fornecedores internacionais, globais. Isso é importante”, diz. O evento reuniu mais de 500 marcas nacionais e internacionais de 20 países. Até a noite de ontem não havia um número oficial, mas a previsão era de superar 46 mil visitantes. Agenda otimizada O diretor de Logística do Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose no Porto de Santos, Flavio da Rocha Costa, ressalta essa grande chance de contato com os principais fornecedores nacionais e internacionais. “Com isso, otimizamos a agenda, mantendo contato direto com profissionais dos Estados Unidos, Europa e diversas regiões do Brasil, em um só local. Além disso, também conseguimos acelerar negociações, atualizar nosso conhecimento de mercado e ampliar o networking com fornecedores atuais, empresas que são potenciais futuros fornecedores, concorrentes e especialistas de outros setores”, detalha. O CEO da Norcoast, Fabiano Lorenzi, recordou que a empresa - criada em outubro de 2023 e com operações na cabotagem (navegação entre portos do Brasil) iniciadas em fevereiro do ano seguinte - está na Intermodal pelo segundo ano consecutivo e teve seus objetivos cumpridos no evento, estreitando relação com parceiros e clientes. “Foi um ambiente em que a gente, junto com todo o nosso time, teve oportunidade de apresentar os nossos serviços, com proposta de valor diferenciado e uma experiência melhor para o cliente quando usa a cabotagem no País”, explica. Lorenzi ainda acrescenta que o evento é a feira mais importante do ano para as empresas de logística. “E, de uma forma geral, você tem todo o ecossistema de infraestrutura de transportes e movimentação portuária. Podemos dizer que foi missão cumprida”, afirma. Projetos Gerente executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori comentou que o evento propiciou que fosse dada visibilidade à infraestrutura da empresa e a projetos que estão sendo feitos. “A gente vem, há pelo menos cinco anos, ressignificando a nossa estratégia e estabelecendo um novo posicionamento de um porto multicargas em Barra do Riacho (em Aracruz, no Espírito Santo) e, para o resto do Brasil, levando a nossa expertise em movimentação de produtos florestais e celulose”, detalha. A diversificação do ambiente da Intermodal foi algo que Mori fez questão de valorizar. Segundo ele, foi extremamente rico e diverso, com a logística no centro da discussão. “Fundamental essa oportunidade de estarmos na feira para falar do que estamos fazendo e pensando no futuro, estabelecendo conexões e encontrando várias pessoas, em um processo de muita troca”, define.