Oposição venezuelana quer enfraquecer Maduro

Liderados por Juan Guaidó, adversários do governo socialista tentam atingi-lo em várias frentes

Por: France Presse  -  17/01/19  -  19:06
Juan Guaidó é  líder do Congresso venezuelano, de maioria opositora
Juan Guaidó é líder do Congresso venezuelano, de maioria opositora   Foto: Federico Parra/ France Presse

A oposição venezuelana retomou a ofensiva para tirar do poder o presidente Nicolás Maduro, apostando em quebrar seu decisivo apoio militar, reativar os protestos e apertar o cerco diplomático e econômico internacional ao governo.


Liderados por Juan Guaidó, líder do Congresso – de maioria opositora –, os adversários do governo socialista tentam atingi-lo em várias frentes, aproveitando a crescente pressão de Estados Unidos, União Europeia (UE) e grande parte da América Latina, que não reconhecem o segundo mandato iniciado por Maduro em 10 de janeiro.


O Parlamento declarou o presidente um “usurpador” da Presidência, prometeu “anistia” a militares que não o reconhecerem e pediu à comunidade internacional para congelar ativos e contas da Venezuela.


Mas, suas declarações são consideradas nulas pelo Poder Judiciário – alinhado ao governo –, que o declarou em desacato em 2016.


Como parte de sua estratégia, Guadió convocou manifestantes em 23 de janeiro, em apoio a um “governo de transição”, ante o que a situação chamou uma contramanifestação. Será a primeira grande queda de braço na rua, depois dos protestos violentos que deixaram 125 mortos entre abril e agosto de 2017.


Para o centro de análise de risco Eurasia Group, “uma ruptura interna não é iminente”.


Logo A Tribuna
Newsletter