Entre os 237 adultos capturados por diversos crimes durante operação da Polícia Civil, 49 foram autuados em flagrante e 188 têm contra si mandados de prisão. Dos procurados da Justiça, dois são suspeitos de envolvimento no roubo seguido de morte de um tenente reformado da Polícia Militar. O latrocínio aconteceu em Cubatão, na noite de 19 de dezembro de 2018.
Um dos suspeitos do latrocínio detidos é motorista de aplicativo de transporte de passageiros. Ele deu fuga a dois comparsas, que mataram o tenente a tiro. O trio teve a prisão preventiva decretada, mas um dos executores permanece foragido.
Segundo o delegado Carlos Schneider, seccional de Santos, o motorista de aplicativo, inicialmente, era considerado vítima. Porém, durante as investigações, ficou apurado o seu envolvimento com o crime.
“O motorista participou de um teatro. Após dar fuga aos comparsas, ele foi colocado no porta-malas do seu carro para simular que também havia sido rendido e roubado”, disse o delegado seccional.
Mais números
A operação da Polícia Civil teve início às 11h de terça (29) e terminou na quarta-feira (30), no mesmo horário. Envolvendo 412 policiais em 130 viaturas, ela abrangeu os 24 municípios da Baixada Santista, do Litoral Sul e do Vale do Ribeira, na faixa compreendida entre Bertioga e Barra do Turvo, na divisa com o Paraná.
Além dos 237 adultos recolhidos à cadeia, mais 391 acusados de infrações penais de menor potencial ofensivo foram detidos, sendo liberados após a elaboração de termos circunstanciados (TCs). Ainda houve a apreensão de 37 adolescentes infratores.
Além dos cerca de 750 kg de cocaína, maconha e crack apreendidos, foram retirados de circulação 235 litros de lança-perfume de fabricação caseira, oito armas de fogo e 19 veículos de procedência criminosa ou, pelo menos, suspeita.
Itanhaém
Dez adultos e um adolescente acusados de ligação com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC) foram detidos em Itanhaém. O grupo possuía 7,3 kg de drogas, que foram apreendidos, conforme divulgou o delegado seccional daquela cidade, Carlos Henrique Fogolin de Souza.
Em Santos, policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) apreenderam 76 kg de maconha e um revólver calibre 45, de uso restrito, na Favela Pantanal, no Saboó. Dois homens foram presos, sendo um baleado no braço ao trocar tiros com os agentes.