Receita localiza mais de 1,3 tonelada de cocaína e nova rota do tráfico é descoberta

Droga, escondida em sacas de açúcar, tinha como destino o Porto de Tanger Med, no Marrocos

Por: Eduardo Velozo Fuccia & De A Tribuna On-line &  -  26/11/19  -  23:07
Equipes da Alfândega localizaram 1.347 kg de cocaína no Porto de Santos
Equipes da Alfândega localizaram 1.347 kg de cocaína no Porto de Santos   Foto: Divulgação/Receita Federal

A Receita Federal localizou nesta terça-feira (26) mais 1.347 kg de cocaína em um terminal de contêineres do Porto de Santos. Escondida no meio de uma carga de açúcar, a droga seria despachada de navio para Marrocos, no Norte da África, indicativo de nova rota do narcotráfico internacional.


Embora o destino do navio fosse o Porto de Tanger Med, próximo ao Estreito de Gibraltar, que separa o Oceano Atlântico do Mar Mediterrâneo, suspeita-se que a droga seria encaminhada para outros lugares.


Tanger Med tornou-se o maior porto da zona mediterrânea, sendo um concentrador de cargas e linhas de navegação (hub port). Apesar de ficar na África, o complexo marroquino está a apenas 14 quilômetros da Espanha, em linha reta.


De Tanger Med, pelo Mediterrâneo, também é possível se atingir a Calábria, no Sul da Itália. Esta região é o berço da N’Drangheta, máfia mais poderosa do mundo atualmente, que mantém relações comerciais com a facção brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC).


A estratégica posição geográfica do Tanger Med e a sua vocação para hub port revelam suposta intenção de os narcotraficantes internacionais usarem o porto marroquino para pulverizar a cocaína para destinos europeus em quantidades menores e com menos riscos.


Em 2018, 91% dos contêineres movimentados em Tanger Med foram reembarcados para outros portos. Apenas 9% tiveram como destino ou origem o país do Norte do continente africano.


Cocaína seria despachada para o Porto de Tanger Med, no Marrocos
Cocaína seria despachada para o Porto de Tanger Med, no Marrocos   Foto: Divulgação

Recorde histórico


A cocaína achada nesta terça estava em dois contêineres, de um total de cinco carregados com açúcar. A Receita vistoriou as caixas metálicas com escâner e cães farejadores. Análise do tipo de carga, do porto de destino, do importador e do exportador antecedeu a inspeção.


Em um contêiner, no meio do carregamento lícito de açúcar, havia 60 sacas com tabletes de cocaína. Idêntica quantidade de sacos com o entorpecente foi apreendida em outro cofre de carga. Ninguém foi preso e a Polícia Federal investiga o caso.


Na última sexta-feira, a Receita Federal interceptou em Santos 1.162 kg de cocaína em uma carga de sucata metálica. O destino final do produto seria o Porto de Roterdã, na Holanda, com baldeação em Antuérpia, na Bélgica.


A apreensão da semana passada fez a Receita Federal atingir a marca de 23,9 toneladas de cocaína em 2019, no Porto de Santos. Foi superado o recorde histórico do ano passado, quando foram retiradas de circulação 23,1 toneladas da droga. O acumulado de 2019, agora, chega a 25,4 toneladas.


Tabletes de cocaína estavam escondidos em sacas de açúcar
Tabletes de cocaína estavam escondidos em sacas de açúcar   Foto: Divulgação/Receita Federal

Logo A Tribuna
Newsletter