Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Polícia

Quatro homens morrem e um fica ferido após confronto com a PM em São Vicente

Operação Verão chega a 38 mortes na Baixada Santista

ATribuna.com.br

28 de fevereiro de 2024 às 10:11Modificado em 28 de fevereiro de 2024 às 12:32
Confronto aconteceu no Jardim Rio Branco, na área continental de São Vicente

Confronto aconteceu no Jardim Rio Branco, na área continental de São Vicente ( Foto: Kauana Alves/ Arquivo Pessoal )

Quatro homens de 16, 17, 18 e 32 anos, morreram e um de 24 está internado após um confronto em uma área de mata da rua Mario Davis Lerner, no Jardim Rio Branco, na área continental de São Vicente. O caso aconteceu na noite desta terça-feira (27) durante um patrulhamento da Polícia Militar (PM) pela região. Com isso, mortes durante a Operação Verão chegam a 38.

De acordo com o boletim de ocorrência, os PMs estavam realizando uma operação de combate ao tráfico e, a pé, entraram em uma região de mata e mangue, com a intenção de surpreender supostos traficantes que estariam pelo local. Por se tratar de um local de difícil acesso, a equipe só conseguiu chegar próximo ao ponto denunciado quando já estava anoitecendo.

Durante a ação, os policiais ainda solicitaram reforço de outra equipe, que chegou ao local pelo lado contrário, encontrando os suspeitos. Ao verem os agentes, o grupo tentou fugir pela trilha que ia de encontro ao outro grupo de PMs. Diante da situação, os homens passaram a atirar em direção a equipe, que também revidou com outros disparos.

Com a troca de tiros, cinco suspeitos foram atingidos e posteriormente socorridos para os Prontos-socorros do Hospital do Vicentino e do Jardim Rio Branco. No boletim de ocorrência não foi informado qual serviço de atendimento de urgência socorreu os homens. Nas unidades de saúde, foi constatado que quatro envolvidos morreram e um ainda permanece internado sob escolta policial.

Junto com os cinco envolvidos, ainda foi encontrado outro homem, que estava afastado e sem ferimentos. Questionado pelos policiais, ele alegou que estava no local para comprar droga, pois é usuário, e teria corrido junto com os demais quando percebeu a presença policial e os tiros. Ele foi revistado, mas nada de ilícito foi encontrado. O homem chegou a ser levado para a delegacia, mas pela falta de provas que determinassem seu envolvimento o tráfico, foi liberado.

Itens encontrados

Ao lado dos suspeitos alvejados, a polícia encontrou dois revólveres, uma pistola, um carregador e 14 munições, entre elas algumas íntegras e outras deflagradas e picotadas. No local onde os envolvidos foram encontrados na mata, ainda foram localizadas 68 porções de maconha, 55 pedras de crack, 77 porções de cocaína, todas separadas e embaladas para venda. Além disso, havia cinco celulares e R$ 729 em dinheiro. Todo o material foi apreendido.

Com relação ao suspeito que ainda permanece internado, a polícia determinou a prisão dele em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma e resistência. Por isso, ele permanece na unidade de saúde sob escola da Polícia Militar e deverá ser ouvido posteriormente.

Conforme o boletim de ocorrência, o local dos fatos não pode ser preservado por se tratar lugar de difícil acesso, sendo região de mangue e mata, e por se tratar de área com intensos confrontos. Durante a troca de tiros, nenhum policial ficou ferido. As armas utilizadas pelos agentes, dois fuzis e uma pistola, também foram apreendidas.

Além dos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma e resistência, o caso também foi registrado como morte decorrente de intervenção policial na Delegacia Sede de Polícia de São Vicente. Posteriormente, será encaminhado para o 3º Distrito Policial (DP) da cidade, que corresponde ao local onde os fatos ocorreram.

SSP

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) foi procurada, e afirmou que com a ocorrência da noite desta terça-feira (27), 38 pessoas morreram em confronto com a polícia, entre elas o líder de uma facção criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, tribunal do crime e atentado contra agentes públicos.

A SSP ainda informou que 797 criminosos foram presos, incluindo 301 procurados pela Justiça, e 562,4 quilos de drogas retiradas das ruas. Além disso, 86 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito, foram recolhidos. Por fim, a pasta esclarece que todos os casos de mortes em confronto são rigorosamente investigados pela Polícia Civil e Militar, com acompanhamento do Ministério Público e Poder Judiciário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.