Primeira audiência do caso de goleiro que atropelou ambulante é realizada no Fórum de Santos

Juiz não decidiu se caso vai a júri popular por conta da ausência de uma testemunha

Por: De A Tribuna On-line  -  11/09/19  -  14:15
Há 183 cargos vagos no Fórum de Santos, afirma comissão de aprovados no  último concurso, em 2018
Há 183 cargos vagos no Fórum de Santos, afirma comissão de aprovados no último concurso, em 2018   Foto: Irandy Ribas/AT

A primeira audiência do caso do goleiro Raphael Aflalo, que atropelou o jovem Matheus da Silva Nascimento há dois anos e cinco meses, foi realizada nesta terça-feira (10). O réu e 11 testemunhas, sendo sete de acusação e quatro de defesa foram ouvidas. Uma das testemunhas não compareceu, e por isso o juiz não decidiu se o goleiro irá a júri popular.


A audiência começou por volta das 15h30. A família e amigos da vítima, de 17 anos, se reuniram em frente ao Fórum para demonstrar indignação. “Ele era honesto, trabalhador, bom filho, bom neto. Não vamos deixar isso impune, a justiça tem que ser feita”, disse emocionada a avó de Matheus, Elza Barreto de Oliveira.


A audiência de instrução foi a primeira do caso. O juiz ouviu o réu e testemunhas, mas uma delas faltou. Essa testemunha será ouvida por carta precatória, e por isso a decisão a respeito da realização de um júri popular ainda não foi tomada pelo juiz.


O advogado da família de Matheus, Airton Sinto, afirma tratar-se de homicídio doloso na qualidade eventual. “Óbvio que o réu não quis matar Matheus, mas diante da atitude dele na condução do veículo, a gente entende que ele assumiu o risco de produzir esse resultado, que foi a morte.” Portanto, a acusação defende que o réu vá a plenário para que a sociedade o julgue pelo ato.


Em nota, o advogado de Raphael, Eugênio Malavasi, disse que na visão dele, a prova produzida nessa audiência confirma a tese da defesa, pois afasta o chamado dolo eventual. Ele continua: Dolo eventual significa que o goleiro assumiu o risco do resultado, sendo que em nenhum momento a acusação provou esse fato.


O caso


Matheus da Silva Nascimento tinha 17 anos, e morreu atropelado na Avenida Epitácio Pessoa quando voltava da praia empurrando o carrinho de seu padrasto, que trabalhava como ambulante. Ele foi atingido pelo carro do goleiro Raphael Aflalo, e chegou a ser levado para a Santa Casa de Santos, mas não resistiu. O padrasto dele também foi ferido no acidente, mas sobreviveu.


Logo A Tribuna
Newsletter