Polícia Militar Ambiental multa empresa que destruía vegetação nativa no Litoral de SP

Dois exemplares de árvores da flora nativa estavam com cortes do uso de máquinas

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/02/21  -  11:47
Área pertence a empresa 'Termaq Terraplanagem, Construção Civil e Escavações'
Área pertence a empresa 'Termaq Terraplanagem, Construção Civil e Escavações'   Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Após denúncia de supressão de vegetação nativa com uso de maquinários, agentes da 1º Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental identificaram um trator e uma retroescavadeira que realizavam serviços de demolição em baldrames e muros na Rua Sergipe, no bairro Gaivota, em Itanhaém, no litoral de São Paulo.


Durante a vistoria, os policiais constataram que a vegetação afetada pela atividade se tratava de ruderal invasora, espécies exóticas. Além disso, também foi verificado a degradação de dois exemplares arbóreos da flora nativa, conhecidos popularmente como Embaúba (Cecropia angustifólia). As árvores estavam com cortes do uso de máquinas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com os operários das máquinas, a área pertence a empresa 'Termaq Terraplanagem, Construção Civil e Escavações', localizada em Praia Grande. Segundo eles, a construtura é responsável pelo serviço e proprietária dos maquinários.


Segundo a Polícia Civil, nada foi apresentado em relação a autorização do órgão ambiental competente para a extração dos exemplares. Desta forma, diante da degradação,foi elaborado um Auto de Infração Ambiental por danificar a vegetação nativa localizada fora de área de reserva legal aberbada, de domínio privado.


Os operadores das máquinas foram autuados como autores diretos, enquanto a empresa responsável foi autuada como autora indireta. A Polícia Militar Ambiental aplicou multa de R$600,00 e apreensão das máquinas utilizadas.


Logo A Tribuna
Newsletter