Polícia descobre fraude em contratações na educação e cumpre mandados na Baixada Santista

Empresa que fornecia materiais estaria fraudando documentos para ser a única contratada

Por: ATribuna.com.br  -  03/11/22  -  21:10
Ações de busca e apreensão foram feitas em imóveis pela Baixada Santista
Ações de busca e apreensão foram feitas em imóveis pela Baixada Santista   Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em Santos e São Vicente nesta quinta-feira (3) após descobrir um esquema de fraude em contratações ligadas à Secretaria Estadual de Educação (Seduc). As investigações se deram em conjunto com o Ministério Público Estadual (MP-SP).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Dois homens, de 48 e 50 anos, estão entre os investigados por crimes de falsificação de documento particular e fraudes de licitações relativas ao fornecimento de material para escolas estaduais.


Os mandados foram cumpridos por equipes da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Deic de Santos, com apoio de promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).


As investigações apontaram que uma empresa, fornecedora de materiais para escolas do Estado, estaria fraudando orçamentos e documentos para ser a única contratada possível.


Segundo a Polícia Civil, as apurações tinham como intuito investigar supostas fraudes no uso de verbas do Estado encaminhadas para a Associação de Pais e Mestres (APM) de escolas de São Vicente.


A corporação cumpriu os mandados em imóveis investigados durante a primeira fase da operação. De acordo com o delegado Luiz Ricardo Lara, os agentes encontraram carimbos usados para falsificar documentos.


"A segunda fase da investigação mira a identificação de eventuais funcionários públicos que tenham concorrido para o crime, bem como a extensão do eventual prejuízo suportado pelo erário", explicou o delegado em entrevista para a TV Tribuna.


Computadores e celulares foram apreendidos em Santos e São Vicente
Computadores e celulares foram apreendidos em Santos e São Vicente   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Apreensões

Os policiais estiveram em uma empresa de suporte técnico em informática, localizada no Gonzaga, em Santos. Lá foram apreendidos diversos carimbos com inscrições e nome de outras empresas, assim como documentos e um computador


Em outro endereço, usado pela Diretoria Estadual de Ensino de São Vicente, no Centro, foi apreendido o computador usado no local. A polícia também esteve nas residências dos investigados, no Itararé, onde apreenderam notebooks, tablet, celulares, HDs externos e pen drives.


Em nota, a Secretaria Estadual de Educação disse que as Diretorias de Ensino de Santos e São Vicente se colocam à disposição das autoridades para "colaborar com as investigações de fraude que escolas possam ter sido vítimas".


Segundo a pasta, caso a Justiça confirme o envolvimento criminal de alguma APM, os representantes serão "penalizados judicialmente".


Logo A Tribuna
Newsletter