Polícia Civil de Santos participa da 1ª fase da Operação 'Energos', deflagrada no Pará

Três suspeitos de envolvimento em golpes contra empresa de distribuição elétrica foram presos na Baixada Santista

Por: ATribuna.com.br  -  10/06/21  -  15:55
 Nesta primeira fase da Operação foram cumpridos mandados de busca e prisões temporárias na Baixada Santista
Nesta primeira fase da Operação foram cumpridos mandados de busca e prisões temporárias na Baixada Santista   Foto: Polícia Civil/Divulgação

Entre segunda (7) e terça-feira (8), policiais que da 3ª Delegacia da DEIC do Deinter-6 de Santos, juntamente com equipes da Polícia Civil do Estado do Pará, efetuaram prisões de pessoas envolvidas com golpes contra uma empresa de distribuição de energia elétrica nos Estados do Pará e Maranhão, que gerou um prejuízo em R$ 1.200.000,00.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Há um ano, equipes policiais da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC) do Pará investigam uma organização criminosa acusada da prática dos crimes de lavagem de dinheiro, furto mediante fraude, falsificação de documento, estelionato e invasão de dispositivo informático com o objetivo de obter prejuízo econômico.


No primeiro semestre de 2020, hackers invadiram uma recém lançada plataforma digital da companhia elétrica e tiveram acesso aos dados cadastrais dos usuários. Fazendo uso de alta tecnologia, os criminosos alteravam o e-mail cadastrado para recebimento da fatura.


Desta forma, quando a fatura verdadeira era encaminhada ao e-mail falso, os acusados mudavam o código de barra e reenviavam a fatura ao e-mail verdadeiro do cliente.


Sem conhecimento do esquema fraudulento, os consumidores efetuavam o pagamento, que tinha como destino a conta de pessoas utilizadas como 'laranjas'. Sem a conta paga, os consumidores tinham o fornecimento interrompido, acarretando grande prejuízo econômico.


Buscas e prisões


Nesta primeira fase da Operação 'Energos' foram cumpridos mandados de busca e prisões temporárias na região da Baixada Santista.


O primeiro alvo da operação é um homem de 54 anos, que foi localizado no momento em que ministrava aulas em uma escola particular em Santos. Ele é apontado como responsável pela invasão no sistema da empresa de energia. Na casa dele foram encontrados documentos, dispositivos de armazenamento, celulares, chips e um notebook, que estava com a câmera coberta com um adesivo.


Em Guarujá, duas irmãs (de 40 e 42 anos) foram presas quando saíam de um prédio, localizado na área nobre da cidade. Uma delas já praticou diversos golpes no setor imobiliário da região e registra antecedente criminal pelo crime de estelionato. Elas são apontadas como autoras intelectuais do esquema milionário. Na residência das irmãs, celulares, documentos, computadores e folhas de cheque foram apreendidos.


Os três presos foram conduzidos à DEIC do Deinter-6 de Santos e, em seguida, foram encaminhados à cadeia onde permanecem à disposição da Justiça. Todo material apreendido será periciado em Belém.


Logo A Tribuna
Newsletter