Polícia investiga atuação do BAEP no Dique do Caxeta, em São Vicente

Comandante da PM comenta sobre caso que teve grande repercussão durante o fim de semana na Baixada Santista

Por: De A Tribuna On-line  -  11/11/19  -  16:13
Comandante explicou que o confronto aconteceu durante uma operação para combater o tráfico de drogas
Comandante explicou que o confronto aconteceu durante uma operação para combater o tráfico de drogas   Foto: Reprodução/TV Tribuna

A Polícia Militar abriu um inquérito interno para apurar o que aconteceu durante uma operação no Dique do Caxeta, em São Vicente. Cinco pessoas foram baleadas e quatro morreram. Um vídeo mostra a ação dos policiais jogando um corpo em uma vala. O comando da PM avalia a atuação dos envolvidos na operação.  


Em entrevista para a TV Tribuna, o comandante da Polícia Militar da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Rogério Silva Pedro, explicou que o confronto aconteceu durante uma operação para combater o tráfico de drogas. Seis armas e uma grande quantidade de entorpecentes foram apreendidos. Sobre os vídeos, o coronel disse que as imagens estão sendo analisadas.  


“Essas imagens foram colocadas em uma mídia e anexadas aos autos de inquérito policial militar. Elas serão encaminhadas para a perícia, tanto do instituto de criminalística como também para nossa corregedoria. Vamos tentar observar, por meio dessas perícias, que seja avaliado quadro a quadro para verificar realmente qual foi a atitude do policial naquele momento”, pontua.   


O comandante conta ainda que os policiais envolvidos nessa situação foram para serviços internos.  


“Todo policial envolvido em um confronto armado em que há risco a vida, ou mesmo morte decorrente de intervenção policial, ele é recolhido para as atividades administrativas. Ele passa por uma avaliação do nosso psicólogo e essa ocorrência é avaliada por uma comissão em uma reunião em que é feita a análise de todos os padrões e todos os procedimentos feitos. E após essa reunião, são decididos quais os policiais voltam para a atividade operacional e se algum deles tem que ficar na atividade administrativa, até para se reequilibrar”, revela.   


Entenda o caso  


Moradores de São Vicente flagraram o momento em que policiais militares jogam um cadáver em um canal na comunidade do Dique do Caxeta. Imagens obtidas por A Tribuna On-line neste domingo (10), mostram a participação do grupo após a realização de uma operação que terminou com quatro mortos e um ferido.  


No vídeo, três policiais militares aparecem próximo a um canal que passa pela comunidade do Dique do Caxeta, localizada no bairro Jóquei Clube. Enquanto eles observam o local, um agente do Batalhão de Ações Especiais (BAEP) coloca o corpo de um dos mortos no tiroteio na água.  


As imagens foram registradas por moradores que moram próximo a região onde ocorreu o conflito entre policiais e suspeitos armados. No vídeo, uma das testemunhas relata a ação da equipe.  


"Eles estão puxando o corpo do moleque. Que agonia! Nossa, eles jogaram dentro da água o corpo dele", desabafa.  


Caso  


As imagens foram registradas após uma operação realizada pelo Batalhão de Ações Especiais (BAEP) na tarde da última sexta-feira (8).   


De acordo com a Polícia Militar, 10 indivíduos receberam os policiais com tiros, que revidaram com disparos. Durante o tiroteio, quatro indivíduos morreram e um menor ficou ferido e precisou ser encaminhado ao Hospital Municipal de São Vicente (antigo CREI).  


A Polícia Militar afirma que instaurou inquérito para averiguar as circunstâncias do ocorrido, incluindo a análise de imagens e outros tipos de provas. 


LEIA MAIS>> Policiais militares são flagrados jogando corpo em canal de São Vicente; vídeo


Logo A Tribuna
Newsletter