Operação Hefesto II prende 10 por furto e receptação de fios na Baixada Santista

Ação da Polícia Civil vistoriou 168 estabelecimentos de reciclagem entre cidades da região e o Vale do Ribeira

Por: Ágata Luz  -  26/02/21  -  16:27
Operação vistoriou 168 estabelecimentos de reciclagem
Operação vistoriou 168 estabelecimentos de reciclagem   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Durante operação para combater o furto e a receptação de fios de transmissão elétrica e de comunicações na Baixada Santista e Vale do Ribeira, 10 pessoas foram presas em flagrante e 511 quilos de materiais foram apreendidos. A ação, que vistoriou 168 estabelecimentos de reciclagem, é resultado da Operação Hefesto II, realizada nesta quinta-feira (25) pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DEINTER 6/Santos).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o delegado divisionário da DEINTER 6, Dr. Renato Antonio Mazagão Júnior, os criminosos furtam fios não energizados - que lhes assegura contra choques - e vendem em comércios de reciclagem, onde o fio é queimado e o material é vendido por quilo. Porém, tratam-se de materiais muito específicos, por isso, para identificá-los foi necessária a participação detécnicos do Setor de Análise e Segurança Patrimonial da Empresa de Telefonia na operação policial.


Portanto, aqueles que furtam os fios e aqueles que compram o material estão praticando crimes. Por isso, a receptação deve estar entre os principais focos da Polícia Civil. "Se não tiver quem compra, é mais difícil ter quem furte", explica o delegado.


Delegado da DEINTER-6 prestou esclarecimentos sobre a operação nesta sexta-feira (26).
Delegado da DEINTER-6 prestou esclarecimentos sobre a operação nesta sexta-feira (26).   Foto: Carlos Nogueira/AT

Ainda segundo o Dr. Renato, a maior parte dos furtos são de fios de comunicações, responsáveis pelo telefone e internet das residências. "Trata-se de um crime de grande prejuízo social, pois a população é bastante afetada e o processo de restauração das redes pode demorar", relata.


Operações com o mesmo objetivo devem acontecer regularmente, segundo o delegado da DEINTER-6. Por isso, ele pede a colaboração da população para evitar o crime. "Se alguém ver um sujeito roubando fios pedimos para que acione a Polícia pelo 190", finaliza.


Durante a ação policial, ainda foram apreendidos entorpecentes: 15,36g de cocaína, 7,8g de crack e 43,6g de maconha.


Operação Hefesto


Nomeada de Hefesto, em alusão ao “deus do fogo, dos metais e da metalurgia", a operação que busca combater o furto e receptação de fios teve sua primeira etapa no dia 15 de fevereiro apenas na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo.


Dez dias depois, a Operação Hefesto || abrangeu todas as cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira e contou com a participação de 263 policiais e apoio de 85 viaturas policiais.


Foram apreendidos 511kg de materiais vindos de fios de transmissão elétrica e de comunicações.
Foram apreendidos 511kg de materiais vindos de fios de transmissão elétrica e de comunicações.   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Logo A Tribuna
Newsletter