Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Polícia

Operação na Baixada Santista desarticula esquema de desvio de dinheiro de prefeitura por hackers

Foram cumpridos mandados em Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente

ATribuna.com.br

14 de junho de 2025 às 14:55Modificado em 14 de junho de 2025 às 15:01
Ao todo, 37 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na região (Divulgação/ Polícia Civil de Santa Catarina)

Ao todo, 37 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na região (Divulgação/ Polícia Civil de Santa Catarina)

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu quase 40 mandados de busca e apreensão em cidades da Baixada Santista durante a Operação Água de Pedra, que tem como objetivo desarticular um esquema de fraude ocorrido em uma prefeitura do interior catarinense.

De acordo com a corporação, por meio da inserção de um malware e do uso de engenharia social, os investigados conseguiram subtrair valores dos cofres de Itaiópolis (SC) e os pulverizaram em diversas contas bancárias espalhadas pelos estados onde a operação foi realizada.

A ação ocorreu no litoral de São Paulo na terça-feira (10). Por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a operação e cumpriu 37 mandados de busca e apreensão em Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente. Também foram alvos da ação as cidades de Parnaíba (PI) e Fortaleza (CE).

Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, durante as investigações foram identificados os destinatários finais das transações, motivo pelo qual a operação teve como foco a apreensão dos dispositivos utilizados na prática criminosa. Foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos e documentos que comprovam a participação dos envolvidos.

A operação contou com o apoio das delegacias da DEIC, bem como das polícias civis dos estados de São Paulo, Ceará e Piauí. Teve ainda suporte logístico do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.