Operação prende 8 pessoas com suposta ligação com o PCC em Itanhaém

Operação 3Terabyte teve como objetivo reprimir o tráfico de drogas em cidades da Baixada Santista

Por: Eduardo Velozo Fuccia & De A Tribuna On-line &  -  22/11/19  -  22:02
Atualizado em 22/11/19 - 22:10
Operação da Dise de Itanhaém resultou na prisão de oito pessoas supostamente ligadas ao PCC
Operação da Dise de Itanhaém resultou na prisão de oito pessoas supostamente ligadas ao PCC   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Operação para reprimir o tráfico de drogas em Itanhaém e outras cidades da região resultou na prisão de cinco homens e três mulheres. O grupo é suspeito de pertencer ao Primeiro Comando da Capital (PCC).


Embora as capturas tenham ocorrido na manhã desta sexta-feira (22) em Itanhaém, Praia Grande e Cubatão, o grupo já era investigado há quatro meses. Entre os presos, estão dois homens apontados como os cabeças.


A Operação 3Terabyte recebeu esse nome “devido à grande quantidade de provas em arquivos digitais reunidas desde a instauração do inquérito”, explica o delegado Bruno Mateo Lázaro, da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Itanhaém.


“São vídeos, fotos, diálogos mantidos por aplicativos de mensagens e informações sobre transações de compra, venda e distribuição de drogas”, acrescentou Bruno Lázaro.


Esse material serviu para o delegado identificar os acusados, especificando as suas respectivas funções na organização criminosa. Ele também aproveitou os dados para fundamentar pedidos à Justiça de prisões temporárias e de mandados de busca e apreensão.


Flagrante


22,2 kg de maconha foram apreendidos sendo transportados de São Paulo para Itanhaém
22,2 kg de maconha foram apreendidos sendo transportados de São Paulo para Itanhaém   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Equipes da Dise capturaram cinco suspeitos em decorrência dos mandados de prisão expedidos pela Justiça. Outros três foram presos em flagrante por tráfico, porque transportavam da Capital para Itanhaém 33 tijolos de maconha, totalizando 22,2 kg.


Segundo os investigadores Wendel Santos e Rogério Pinto, durante a Operação 3Terabyte, foi apurado que criminosos trariam nesta sexta, em um Fiat Argo cinza, grande quantidade de maconha de São Paulo para abastecer pontos de tráfico em Itanhaém.


Com base nas informações obtidas, os policiais interceptaram o carro na esquina das ruas João Barbi e Capitão Antonio Afonso Tessitore, no Verde Mar, em Itanhaém. Alex Israel da Silva, de 30 anos, dirigia o veículo e tinha como passageiras Ester Maria de Souza e Maria Eduardo dos Santos Moraes, ambas de 20 anos.


Demais prisões


'Cabeças' do esquema criminoso foram presos em um apartamento de alto padrão em Praia Grande
'Cabeças' do esquema criminoso foram presos em um apartamento de alto padrão em Praia Grande   Foto: Divulgação/Polícia Civil

A prisão do trio ocorreu por volta das 6h. Em seguida, outros investigadores da Dise partiram para diversos locais com a finalidade de capturar os demais acusados e cumprir os mandados de busca e apreensão.


Apontados como os líderes do esquema criminoso, segundo informou o delegado, Edmilson Oliveira Arsênio e Francisco de Assis Júnior, ambos de 35 anos, foram achados em um apartamento de alto padrão na Rua Deputado Laércio Côrte, no Caiçara, em Praia Grande.


Outro capturado, Kevin Costa dos Santos, de 23 anos, é acusado de recolher o dinheiro de pontos de tráfico e levá-lo para os cabeças. Ele foi detido em Cubatão. Os demais presos são Arlete dos Reis Guimarães, de 38 anos, e Maicon Moraes, de 19.


Além do Fiat Argo e dos 22,2  de maconha, os policiais da Dise apreenderam um automóvel Chevrolet Agile, revólver, oito celulares, máquina de cartões de crédito e débito, notebook e cadernos com a contabilidade do tráfico.


Logo A Tribuna
Newsletter