Os andaimes instalados pela Prefeitura podem ter relação com a ocorrência de assaltos na região da Zona Noroeste, segundo moradores (Reprodução) Moradores penduraram diversos cartazes pelo bairro Castelo, na Zona Noroeste de Santos, no litoral de São Paulo, como forma de alertar sobre a onda de assaltos na região há cerca de dois anos. Os cartazes foram espalhados na noite de domingo (13). Nas faixas, há a mensagem "Atenção I Área com alto índice de assaltos!" Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! De acordo com o técnico em logística Fabiano Vieira, de 46 anos, um dos moradores que participou da mobilização, a frequência de assaltos no bairro aumentou após a instalação de andaimes para sustentar o prédio do sambódromo. “O movimento de carro parou e assaltos ficaram mais fáceis. Os bandidos de bicicleta ou moto passam por baixo e os pedestres ficam vulneráveis”, diz Fabiano. Por conta dos andaimes, a Avenida Afonso Schmidt passou a impedir a passagem de veículos, mas as pessoas têm utilizado a via a pé. Apesar do bloqueio, os criminosos têm desviado dos obstáculos para praticar os assaltos, segundo o técnico em logística. A situação tem deixado os moradores da região com medo. “Fica muito ruim à noite. (É) perigoso, porque tem assaltos. Me sinto inseguro”. Retirada de cartaz Em imagens obtidas por A Tribuna, é possível ver dois homens retirando um dos cartazes espalhados pelo bairro Castelo. O flagrante foi feito durante a manhã de segunda-feira (14). Um cartaz que estava preso aos andaimes foi retirado na manhã desta segunda-feira (14) (Reprodução) Autoridades A Prefeitura de Santos informou que “a passagem de veículos pela via está temporariamente suspensa devido ao escoramento da passarela do prédio do Centro Educacional da Zona Noroeste. A medida preventiva é uma orientação da Defesa Civil e será mantida até que a obra de reforço estrutural seja iniciada. A licitação realizada no início deste ano resultou fracassada, pois nenhuma empresa concorrente apresentou capacidade técnica para executar o serviço, sendo necessária a abertura de um novo procedimento licitatório pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), o qual está em andamento”. Além disso, a Administração Municipal contou que “a Guarda Civil Municipal (GCM) dá apoio às forças de segurança e faz rondas diuturnas em toda a cidade, incluindo a região da Zona Noroeste. Quando a corporação flagra atitudes suspeitas, os autores são conduzidos ao distrito policial”. A Prefeitura também ressaltou que a faixa colocada pelos moradores no Centro Educacional da Zona Noroeste, "retirada pela sua fixação estar em desacordo com a legislação municipal, será substituída por faixa do programa Vizinhança Solidária, da Polícia Militar". Segundo o município, a decisão da mudança se deu "após reunião com os moradores, que entenderam a importância da alteração. A população também pode acionar a GCM pelo telefone 153 (24h) e a PM pelo telefone 190". A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) comunicou que "as estatísticas criminais da região são constantemente analisadas para embasar ações de policiamento e investigações, promovendo uma atuação estratégica e eficaz das forças de segurança. A região mencionada na reportagem registrou uma queda de 13,94% nos roubos no período de janeiro a maio de 2025, em comparação com o mesmo intervalo de 2024. Nesse período, 1.627 infratores foram presos ou apreendidos e 128 armas de fogo foram retiradas de circulação, evidenciando o impacto positivo da atuação conjunta das polícias".