Na Baixada, jornalista é agredida em ato de convocação para o Dia do Trabalho

Solange Santana levou uma rasteira e um chute de um homem quando participava de ação na Zona Noroeste de Santos

Por: ATribuna.com.br  -  30/04/22  -  19:46
Atualizado em 30/04/22 - 19:53
Solange mostra o braço machucado depois da agressão sofrida em Santos
Solange mostra o braço machucado depois da agressão sofrida em Santos   Foto: Divulgação/SJSP

A jornalista Solange Santana, secretária do Interior do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, foi agredida por um homem neste sábado (30) pela manhã, quando participava de um ato de convocação para o Dia do Trabalho, promovido pela CUT Baixada, em frente ao Supermercado Krill, na Avenida Álvaro Guimarães, na Zona Noroeste de Santos.


“Estou bem, tive leves escoriações no braço e joelho direito. Estamos tomando os cuidados para não deixar passar impune essa conduta de intolerância. No meio de tudo isso, sentimos uma enorme solidariedade. A população, quando viu a agressão, partiu pra cima do cara. Isso quer dizer que o mundo não está perdido. Isso é uma tentativa de tirar a gente da rua, mas nós vamos continuar. Amanhã (domingo, 1) é dia de luta, Dia do Trabalhador, e estarei na praça Charles Muller, em São Paulo, participando do ato e denunciando as políticas do governo Bolsonaro”, disse Solange.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Solange estava com um grupo de sindicalistas quando o homem que ia ao mercado xingou a professora Célia Amado, do Sindicato dos Professores de São Paulo (Apeoesp), que participava do ato. Minutos depois, ele retornou ao local e voltou a insultar os participantes, quando Solange interveio e foi agredida.


“O homem chamou a professora Célia Amado de bandida e vagabunda. Ele também xingou a Solange, que tentou dialogar, mas levou uma rasteira e um chute. Ela quase bateu a cabeça no chão”, conta Carlos Riesco, coordenador da CUT na Baixada Santista. Carlos Amado, dirigente da Apeoesp, também sofreu agressões.


A investida contra a jornalista gerou revolta de populares, que atacaram o agressor. Para evitar que o homem corresse risco de linchamento, os sindicalistas acionaram a Polícia Militar, que o levaram junto com Solange para o 7º Distrito Policial. Depois de registrar um boletim de ocorrência, a jornalista passou por atendimento na Casa de Saúde. Como o IML de Santos está fechado, ela irá ao IML de Praia Grande na segunda-feira (2) para fazer um exame de corpo de delito.


Logo A Tribuna
Newsletter