Um motovlogger (motociclista que publica seus vídeos em redes sociais) publicou nesta semana um vídeo em que mostra o trajeto feito por uma estrada de manutenção da Rodovia dos Imigrantes, no sentido litoral de São Paulo. A gravação, que destaca paisagens naturais ao longo do caminho, já soma 40,5 mil visualizações e recebeu cerca de 2.400 curtidas. A via é restrita a veículos oficiais (veja mais abaixo). Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! As imagens começam com o motociclista descendo a Imigrantes em direção à Baixada Santista. Em seguida, ele acessa uma estrada utilizada para manutenção da rodovia, onde registra diferentes cenários naturais. Em alguns pontos, é possível observar parte do litoral. O vídeo também mostra uma cachoeira localizada ao longo do trajeto, onde aparecem carros parados e pessoas observando a paisagem. A gravação termina com o motovlogger dentro da água, já em uma das praias do litoral paulista. Na legenda da publicação, o autor descreve o percurso como “top” e afirma que o acesso é fácil. Ele explica que a entrada ocorre no primeiro túnel da Imigrantes, por uma via destinada à manutenção, orientando que basta seguir sempre descendo para chegar aos pontos mostrados no vídeo. -video motociclista (1.495831) O que diz a Ecovias Procurada, a Ecovias Imigrantes, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), informou que a estrada mostrada no vídeo integra o Parque Estadual da Serra do Mar. Segundo a empresa, a via é utilizada exclusivamente para o deslocamento de veículos operacionais de apoio em emergências e socorro no sistema. A Ecovias esclareceu ainda que o trecho também é utilizado com a mesma finalidade por órgãos oficiais, como policiamento, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Embora não seja responsável direta pela fiscalização, a concessionária alerta que o acesso à estrada possui restrição indicada por sinalização. Em nota, a empresa destacou ainda que o local não dispõe das condições de segurança necessárias para a prática de atividades turísticas ou esportivas. De acordo com a concessionária, a presença de pessoas que não atuam na operação da rodovia pode prejudicar o deslocamento de veículos destinados ao atendimento de ocorrências no Sistema Anchieta-Imigrantes. A Tribuna procurou a Polícia Militar Rodoviária (PMR) e o motociclista, mas não obteve um retorno até a publicação desta reportagem.