Um motociclista de 44 anos morreu, na tarde deste domingo (14), após ter o pescoço cortado por uma linha de pipa na entrada de Santos, na Baixada Santista. O acidente ocorreu por volta das 15h30, na Avenida Martins Fontes, no cruzamento com a Avenida Nossa Senhora de Fátima, quando a vítima seguia em direção ao Centro. Segundo o Centro de Operações do 6º Grupamento de Bombeiros, o homem teve o pescoço dilacerado pela linha durante o trajeto. A primeira equipe a chegar ao local foi a da Unidade de Suporte Intermediário (USI) da Estação do Jardim Castelo, que encontrou o motociclista em parada cardiorrespiratória (PCR) e iniciou os procedimentos de reanimação. De acordo com os enfermeiros da USI, o estado de saúde do condutor era considerado “gravíssimo”. Pouco depois, uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) assumiu o atendimento e encaminhou a vítima à UPA Central de Santos, onde não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar também foi acionada e registrou a ocorrência, adotando as providências legais cabíveis. Uso de cerol é crime A Lei Estadual 17.201/2019 proíbe o uso, a posse, a fabricação e a comercialização de linhas com cerol, bem como a importação da linha chinesa ou indonésia. A multa para quem usa o produto é de R\$ 1.713,00. Em caso de menores de idade, os responsáveis responderão pelo menor infrator. Já para estabelecimentos que forem flagrados comercializando linha cortante, a multa é de R\$ 171.300,00. Em reincidência, a pessoa jurídica terá a inscrição estadual cancelada. Outros casos na Baixada A Tribuna registrou outros dois casos na Baixada Santista. Em 21 de abril de 2024, a autônoma Kátia Rocha Freitas, então com 53 anos, sofreu um corte no pescoço por uma linha de pipa com cerol, quando trafegava de bicicleta a Praça 14 Bis, em Vicente Carvalho, na cidade de Guarujá. “Só senti aquela ardência, mas também não dei atenção, e continuei pedalando”. Outra vítima, o trabalhador portuário Vinicius Prado, então com 27 anos, foi ferido em 6 de agosto de 2023 quando passava de moto entre a Rua Tambaú e a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho. Ele levou três pontos no nariz. “Perder a visão seria lucro ainda, graça a Deus não perdi a vida”, escreveu em desabafo no Facebook na ocasião.